/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental
The mathematical language is a very relevant tool in the construction of mathematical knowledge. The complicacies faced by students in front of the complexity in the process of write and understanding can damage their relationship with the mathematical discipline. In this perspective, the present...
Autor principal: | GONSAGA, Suelen Sacramento |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6151 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6151 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61512023-09-20T03:06:33Z Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental GONSAGA, Suelen Sacramento LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Linguagem matemática Matemática - Ensino fundamental Aprendizagem Mathematical language Mathematical - Elementary school Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The mathematical language is a very relevant tool in the construction of mathematical knowledge. The complicacies faced by students in front of the complexity in the process of write and understanding can damage their relationship with the mathematical discipline. In this perspective, the present work aims to analyze how teachers understand the role of language in teaching and learning of mathematics in elementary school. The theoretical foundation that supports this study is based on the theories of different theorists who discuss the theme. For the proper development of the research with a qualitative approach the field research was carried out using as data collection instrument an electronic questionnaire applied to teachers working in the final years of elementary school. In general terms, it is understood that communication and language are essential for human beings and that mathematical language is a key element for understanding this important area of knowledge just as it is important educators aware of his role of mediators in the teaching and learning of mathematical content, make interventions and discuss with the student’s possible mistakes in the language effectively contributing to the improvement of understanding of mathematical concepts. A linguagem matemática é uma ferramenta muito importante na construção do conhecimento matemático. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes diante da complexidade no processo de escrita e entendimento podem prejudicar sua relação com a disciplina de matemática. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma os professores compreendem a função da linguagem no ensino e na aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. A fundamentação teórica que sustenta este estudo está embasada nas teorias de diferentes teóricos que discutem a temática. Para o desenvolvimento adequado da pesquisa de enfoque qualitativo foi realizada a pesquisa de campo utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico aplicado a docentes atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em linhas gerais, entende-se que a comunicação e linguagem são essenciais para o ser humano e que a linguagem matemática é elemento primordial para a compreensão dessa importante área do conhecimento assim como é importante educadores cientes do papel de mediadores no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos, façam intervenções e discutam com os estudantes possíveis equívocos na linguagem contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão dos conceitos matemáticos. 2023-09-19T13:56:31Z 2023-09-19T13:56:31Z 2022-11-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GONSAGA, Suelen Sacramento. Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6151. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6151 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Linguagem matemática Matemática - Ensino fundamental Aprendizagem Mathematical language Mathematical - Elementary school Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Linguagem matemática Matemática - Ensino fundamental Aprendizagem Mathematical language Mathematical - Elementary school Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA GONSAGA, Suelen Sacramento Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental |
topic_facet |
Linguagem matemática Matemática - Ensino fundamental Aprendizagem Mathematical language Mathematical - Elementary school Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The mathematical language is a very relevant tool in the construction of mathematical
knowledge. The complicacies faced by students in front of the complexity in the
process of write and understanding can damage their relationship with the
mathematical discipline. In this perspective, the present work aims to analyze how
teachers understand the role of language in teaching and learning of mathematics in
elementary school. The theoretical foundation that supports this study is based on the
theories of different theorists who discuss the theme. For the proper development of
the research with a qualitative approach the field research was carried out using as
data collection instrument an electronic questionnaire applied to teachers working in
the final years of elementary school. In general terms, it is understood that
communication and language are essential for human beings and that mathematical
language is a key element for understanding this important area of knowledge just as
it is important educators aware of his role of mediators in the teaching and learning of
mathematical content, make interventions and discuss with the student’s possible
mistakes in the language effectively contributing to the improvement of understanding
of mathematical concepts. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
GONSAGA, Suelen Sacramento |
title |
Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental |
title_short |
Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6151 |
_version_ |
1787238475529977856 |
score |
11.753896 |