/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras
Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de...
Autor principal: | ALMEIDA, Luan Xavier |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-617 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6172020-05-12T19:41:12Z Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras ALMEIDA, Luan Xavier BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Música CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de conhecimentos. O objetivo foi desenvolver uma proposta interdisciplinar envolvendo Matemática e Música para o ensino de frações. Nesse intuito, sintetizamos a relação entre a Matemática e a Música retratando especificamente o trabalho de Pitágoras em seu monocórdio. Partindo deste contexto histórico elaboramos um conjunto de atividades articuladas e planejadas com a intenção de atingir nossa finalidade didática. Assim, apresentamos uma proposta de sequência didática, onde os educandos poderão construir seus monocórdios, analisar os sons, assim como relacioná-los com frações. Tal proposta constitui uma abordagem interdisciplinar, que destaca o uso do monocórdio como uma prática didática, capaz de tornar o ensino e a aprendizagem de frações mais significativo, atraente e capaz de fazer com que pequenas frações de corda se tornem Música. 2018-08-17T20:46:46Z 2018-08-17T20:46:46Z 2018-06-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Luan Xavier. Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Música CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Música CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS ALMEIDA, Luan Xavier Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Música CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de conhecimentos. O objetivo foi desenvolver uma proposta interdisciplinar envolvendo Matemática e Música para o ensino de frações. Nesse intuito, sintetizamos a relação entre a Matemática e a Música retratando especificamente o trabalho de Pitágoras em seu monocórdio. Partindo deste contexto histórico elaboramos um conjunto de atividades articuladas e planejadas com a intenção de atingir nossa finalidade didática. Assim, apresentamos uma proposta de sequência didática, onde os educandos poderão construir seus monocórdios, analisar os sons, assim como relacioná-los com frações. Tal proposta constitui uma abordagem interdisciplinar, que destaca o uso do monocórdio como uma prática didática, capaz de tornar o ensino e a aprendizagem de frações mais significativo, atraente e capaz de fazer com que pequenas frações de corda se tornem Música. |
author_additional |
BRAGA, Roberta Modesto |
author_additionalStr |
BRAGA, Roberta Modesto |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALMEIDA, Luan Xavier |
title |
Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras |
title_short |
Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras |
title_full |
Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras |
title_fullStr |
Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras |
title_full_unstemmed |
Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras |
title_sort |
matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de pitágoras |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617 |
_version_ |
1787154544295149568 |
score |
11.680425 |