Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras

Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Luan Xavier
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-617
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6172020-05-12T19:41:12Z Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras ALMEIDA, Luan Xavier BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Música CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de conhecimentos. O objetivo foi desenvolver uma proposta interdisciplinar envolvendo Matemática e Música para o ensino de frações. Nesse intuito, sintetizamos a relação entre a Matemática e a Música retratando especificamente o trabalho de Pitágoras em seu monocórdio. Partindo deste contexto histórico elaboramos um conjunto de atividades articuladas e planejadas com a intenção de atingir nossa finalidade didática. Assim, apresentamos uma proposta de sequência didática, onde os educandos poderão construir seus monocórdios, analisar os sons, assim como relacioná-los com frações. Tal proposta constitui uma abordagem interdisciplinar, que destaca o uso do monocórdio como uma prática didática, capaz de tornar o ensino e a aprendizagem de frações mais significativo, atraente e capaz de fazer com que pequenas frações de corda se tornem Música. 2018-08-17T20:46:46Z 2018-08-17T20:46:46Z 2018-06-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Luan Xavier. Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Música
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Música
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ALMEIDA, Luan Xavier
Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Música
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de conhecimentos. O objetivo foi desenvolver uma proposta interdisciplinar envolvendo Matemática e Música para o ensino de frações. Nesse intuito, sintetizamos a relação entre a Matemática e a Música retratando especificamente o trabalho de Pitágoras em seu monocórdio. Partindo deste contexto histórico elaboramos um conjunto de atividades articuladas e planejadas com a intenção de atingir nossa finalidade didática. Assim, apresentamos uma proposta de sequência didática, onde os educandos poderão construir seus monocórdios, analisar os sons, assim como relacioná-los com frações. Tal proposta constitui uma abordagem interdisciplinar, que destaca o uso do monocórdio como uma prática didática, capaz de tornar o ensino e a aprendizagem de frações mais significativo, atraente e capaz de fazer com que pequenas frações de corda se tornem Música.
author_additional BRAGA, Roberta Modesto
author_additionalStr BRAGA, Roberta Modesto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALMEIDA, Luan Xavier
title Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras
title_short Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras
title_full Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras
title_fullStr Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras
title_full_unstemmed Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras
title_sort matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de pitágoras
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/617
_version_ 1787154544295149568
score 11.680425