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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/f...
Autor principal: | SOUSA, Marcela Pereira Garcia de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6170 |
Resumo: |
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A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas
pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do
aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de
ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/foi analisar 03 (três) artigos
de periódicos científicos, (artigos) que afirmam ou defendem que seguem, em termos
didáticos, a linha de pensamento citada acima, de maneira a concluir (mediante a
presente investigação) se há, de fato, êxito quanto a essa afirmação ou defesa por
parte dos autores dos textos (escolhidos por meio de sorteio) em foco. Apresentamse, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os prós e os contras referentes a
cada artigo quanto à sua observância de critérios adotados pela pedagogia
ativa/deweyana, concluindo-se, ao fim e ao cabo da análise, que: (i) nenhum dos três
artigos coaduna-se por completo com as pedagogias ativas e/ou com o corpo de ideias
propalado por John Dewey; (ii) os três artigos narram práticas que são marcadas, em
certo grau, por alguns aspectos do ideário deweyano. |