Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana

A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/f...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Marcela Pereira Garcia de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6170
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6170
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61702024-02-09T13:17:16Z Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana SOUSA, Marcela Pereira Garcia de LEVY, Lênio Fernandes http://lattes.cnpq.br/1171794682934046 Pedagogias Ativas Pragmatismo John Dewey Jogos no Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/foi analisar 03 (três) artigos de periódicos científicos, (artigos) que afirmam ou defendem que seguem, em termos didáticos, a linha de pensamento citada acima, de maneira a concluir (mediante a presente investigação) se há, de fato, êxito quanto a essa afirmação ou defesa por parte dos autores dos textos (escolhidos por meio de sorteio) em foco. Apresentamse, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os prós e os contras referentes a cada artigo quanto à sua observância de critérios adotados pela pedagogia ativa/deweyana, concluindo-se, ao fim e ao cabo da análise, que: (i) nenhum dos três artigos coaduna-se por completo com as pedagogias ativas e/ou com o corpo de ideias propalado por John Dewey; (ii) os três artigos narram práticas que são marcadas, em certo grau, por alguns aspectos do ideário deweyano. 2023-09-19T22:47:00Z 2023-09-19T22:47:00Z 2022-10-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Marcela Pereira Garcia de. Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana. Orientador: Lênio Fernandes Levy. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6170. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6170 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Pedagogias Ativas
Pragmatismo
John Dewey
Jogos no Ensino de Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Pedagogias Ativas
Pragmatismo
John Dewey
Jogos no Ensino de Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SOUSA, Marcela Pereira Garcia de
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
topic_facet Pedagogias Ativas
Pragmatismo
John Dewey
Jogos no Ensino de Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/foi analisar 03 (três) artigos de periódicos científicos, (artigos) que afirmam ou defendem que seguem, em termos didáticos, a linha de pensamento citada acima, de maneira a concluir (mediante a presente investigação) se há, de fato, êxito quanto a essa afirmação ou defesa por parte dos autores dos textos (escolhidos por meio de sorteio) em foco. Apresentamse, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os prós e os contras referentes a cada artigo quanto à sua observância de critérios adotados pela pedagogia ativa/deweyana, concluindo-se, ao fim e ao cabo da análise, que: (i) nenhum dos três artigos coaduna-se por completo com as pedagogias ativas e/ou com o corpo de ideias propalado por John Dewey; (ii) os três artigos narram práticas que são marcadas, em certo grau, por alguns aspectos do ideário deweyano.
author_additional LEVY, Lênio Fernandes
author_additionalStr LEVY, Lênio Fernandes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Marcela Pereira Garcia de
title Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
title_short Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
title_full Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
title_fullStr Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
title_full_unstemmed Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
title_sort convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6170
_version_ 1796836699063451648
score 11.753735