/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana
A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/f...
Autor principal: | SOUSA, Marcela Pereira Garcia de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6170 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6170 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61702024-02-09T13:17:16Z Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana SOUSA, Marcela Pereira Garcia de LEVY, Lênio Fernandes http://lattes.cnpq.br/1171794682934046 Pedagogias Ativas Pragmatismo John Dewey Jogos no Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/foi analisar 03 (três) artigos de periódicos científicos, (artigos) que afirmam ou defendem que seguem, em termos didáticos, a linha de pensamento citada acima, de maneira a concluir (mediante a presente investigação) se há, de fato, êxito quanto a essa afirmação ou defesa por parte dos autores dos textos (escolhidos por meio de sorteio) em foco. Apresentamse, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os prós e os contras referentes a cada artigo quanto à sua observância de critérios adotados pela pedagogia ativa/deweyana, concluindo-se, ao fim e ao cabo da análise, que: (i) nenhum dos três artigos coaduna-se por completo com as pedagogias ativas e/ou com o corpo de ideias propalado por John Dewey; (ii) os três artigos narram práticas que são marcadas, em certo grau, por alguns aspectos do ideário deweyano. 2023-09-19T22:47:00Z 2023-09-19T22:47:00Z 2022-10-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Marcela Pereira Garcia de. Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana. Orientador: Lênio Fernandes Levy. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6170. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6170 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Pedagogias Ativas Pragmatismo John Dewey Jogos no Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Pedagogias Ativas Pragmatismo John Dewey Jogos no Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SOUSA, Marcela Pereira Garcia de Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana |
topic_facet |
Pedagogias Ativas Pragmatismo John Dewey Jogos no Ensino de Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
A filosofia pragmatista deweyana corresponde, em nível didático, às chamadas
pedagogias ativas, que dizem respeito a uma participação mais efetiva ou direta do
aluno (através de simulações do método científico experimental) no processo de
ensino e de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é/foi analisar 03 (três) artigos
de periódicos científicos, (artigos) que afirmam ou defendem que seguem, em termos
didáticos, a linha de pensamento citada acima, de maneira a concluir (mediante a
presente investigação) se há, de fato, êxito quanto a essa afirmação ou defesa por
parte dos autores dos textos (escolhidos por meio de sorteio) em foco. Apresentamse, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os prós e os contras referentes a
cada artigo quanto à sua observância de critérios adotados pela pedagogia
ativa/deweyana, concluindo-se, ao fim e ao cabo da análise, que: (i) nenhum dos três
artigos coaduna-se por completo com as pedagogias ativas e/ou com o corpo de ideias
propalado por John Dewey; (ii) os três artigos narram práticas que são marcadas, em
certo grau, por alguns aspectos do ideário deweyano. |
author_additional |
LEVY, Lênio Fernandes |
author_additionalStr |
LEVY, Lênio Fernandes |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUSA, Marcela Pereira Garcia de |
title |
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana |
title_short |
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana |
title_full |
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana |
title_fullStr |
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana |
title_full_unstemmed |
Convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana |
title_sort |
convergências e divergências entre artigos acerca de jogos (no ensino de matemática) e a filosofia pragmatista deweyana |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6170 |
_version_ |
1796836699063451648 |
score |
11.753735 |