/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Divisão: um desafio no ensino da matemática
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo entender a dificuldade dos alunos, seja ele ensino fundamental ou médio, em dividir um número qualquer, uma vez que essas aplicações são fundamentais em demais áreas da matemática, assim como em outras ciências e, pude notar, em meu estágio sup...
Autor principal: | FREITAS, Pedro de Assunção Nunes de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6173 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6173 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61732024-02-09T13:08:56Z Divisão: um desafio no ensino da matemática FREITAS, Pedro de Assunção Nunes de SILVA, Paulo Vilhena da http://lattes.cnpq.br/2979203220976406 Algoritmo da divisão de Euclides Material dourado Resolução de problemas Aritmética básica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo entender a dificuldade dos alunos, seja ele ensino fundamental ou médio, em dividir um número qualquer, uma vez que essas aplicações são fundamentais em demais áreas da matemática, assim como em outras ciências e, pude notar, em meu estágio supervisionado, que muitos discentes possuíam esse déficit. Para tanto, buscamos diversos trabalhos, estudiosos do assunto e literaturas que pudessem nos esclarecer. Sob olhar bem abrangente tivemos grandes esclarecimentos e, por meio de uma pesquisa bibliográfica, elencamos alguns fatores no que tange a dificuldade do aluno na aplicação do Algoritmo da Divisão de Euclides, propondo também algumas metodologias como o uso do material dourado e o uso da Resolução de Problemas como metodologias auxiliares de ensino. Próspero com o resultado do estudo, espero ter contribuído para com os que buscam entender o motivo da dificuldade de grande maioria dos alunos em dividir possam usar este trabalho como um dos materiais de referência. Que todos possamos ter e provocar o interesse dos alunos em ter o olhar para divisão como temos para outras operações adição, subtração e multiplicação, tornando tal operação mais compreensível para sua aprendizagem. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo entender a dificuldade dos alunos, seja ele ensino fundamental ou médio, em dividir um número qualquer, uma vez que essas aplicações são fundamentais em demais áreas da matemática, assim como em outras ciências e, pude notar, em meu estágio supervisionado, que muitos discentes possuíam esse déficit. Para tanto, buscamos diversos trabalhos, estudiosos do assunto e literaturas que pudessem nos esclarecer. Sob olhar bem abrangente tivemos grandes esclarecimentos e, por meio de uma pesquisa bibliográfica, elencamos alguns fatores no que tange a dificuldade do aluno na aplicação do Algoritmo da Divisão de Euclides, propondo também algumas metodologias como o uso do material dourado e o uso da Resolução de Problemas como metodologias auxiliares de ensino. Próspero com o resultado do estudo, espero ter contribuído para com os que buscam entender o motivo da dificuldade de grande maioria dos alunos em dividir possam usar este trabalho como um dos materiais de referência. Que todos possamos ter e provocar o interesse dos alunos em ter o olhar para divisão como temos para outras operações adição, subtração e multiplicação, tornando tal operação mais compreensível para sua aprendizagem. 2023-09-19T23:06:47Z 2023-09-19T23:06:47Z 2021 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREITAS, Pedro de Assunção Nunes de. Divisão: um desafio no ensino da matemática. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6173. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6173 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Algoritmo da divisão de Euclides Material dourado Resolução de problemas Aritmética básica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Algoritmo da divisão de Euclides Material dourado Resolução de problemas Aritmética básica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FREITAS, Pedro de Assunção Nunes de Divisão: um desafio no ensino da matemática |
topic_facet |
Algoritmo da divisão de Euclides Material dourado Resolução de problemas Aritmética básica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo entender a dificuldade dos alunos, seja ele ensino fundamental ou médio, em dividir um número qualquer, uma vez que essas aplicações são fundamentais em demais áreas da matemática, assim como em outras ciências e, pude notar, em meu estágio supervisionado, que muitos discentes possuíam esse déficit. Para tanto, buscamos diversos trabalhos, estudiosos do assunto e literaturas que pudessem nos esclarecer. Sob olhar bem abrangente tivemos grandes esclarecimentos e, por meio de uma pesquisa bibliográfica, elencamos alguns fatores no que tange a dificuldade do aluno na aplicação do Algoritmo da Divisão de Euclides, propondo também algumas metodologias como o uso do material dourado e o uso da Resolução de Problemas como metodologias auxiliares de ensino. Próspero com o resultado do estudo, espero ter contribuído para com os que buscam entender o motivo da dificuldade de grande maioria dos alunos em dividir possam usar este trabalho como um dos materiais de referência. Que todos possamos ter e provocar o interesse dos alunos em ter o olhar para divisão como temos para outras operações adição, subtração e multiplicação, tornando tal operação mais compreensível para sua aprendizagem. |
author_additional |
SILVA, Paulo Vilhena da |
author_additionalStr |
SILVA, Paulo Vilhena da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FREITAS, Pedro de Assunção Nunes de |
title |
Divisão: um desafio no ensino da matemática |
title_short |
Divisão: um desafio no ensino da matemática |
title_full |
Divisão: um desafio no ensino da matemática |
title_fullStr |
Divisão: um desafio no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Divisão: um desafio no ensino da matemática |
title_sort |
divisão: um desafio no ensino da matemática |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6173 |
_version_ |
1796836682372218880 |
score |
11.753896 |