/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Jogos matemáticos : uma experiência de ensino e aprendizagem na escola estadual de ensino fundamental Nedaulino Viana da Silveira
O presente trabalho teve como objetivo retratar a investigação de uma pesquisa de caráter quantitativa. No qual foi realizada uma intervenção na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nedaulino Viana Da Silveira, localizada na Cidade Nova, no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Local para ond...
Autor principal: | LIMA, Larissa Maria Cardoso |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/605 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho teve como objetivo retratar a investigação de uma pesquisa de caráter quantitativa. No qual foi realizada uma intervenção na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nedaulino Viana Da Silveira, localizada na Cidade Nova, no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Local para onde foram levados jogos matemáticos para a realização das atividades. O trabalho tem abordagem na utilização do Dominó Matemático e Bingo, para auxílio do ensino da operação básica de Multiplicação. O público alvo foi um grupo de alunos do sexto ano A e B do Ensino Fundamental, da referida escola. O trabalho foi desenvolvido visando atender as dificuldades que alunos desta escola vivenciam, tendo como objetivos incentivar a aprendizagem e a interação na construção de jogos, exercitar o raciocínio lógico, estimular a aprendizagem de uma forma lúdica e o fundamental, que eles possam desenvolver o prazer pelo estudo da disciplina, diminuindo as dificuldades e auxiliando no aprendizado não só da multiplicação, mas também de outras operações básicas e outros assuntos. Nós utilizamos questionários para avaliar a evolução dos alunos individualmente e em grupo, considerando seus conhecimentos em operações elementares, como a multiplicação. A partir dos dados obtidos, nós podemos perceber que os alunos passaram a desenvolver um interesse positivo pela disciplina de matemática, que através dos jogos, conseguiram obter um desempenho maior inclusive nas atividades que o professor de matemática, passava na turma. Ao concluir o trabalho e visando um retorno para a sociedade, nós ressaltamos a importância e os benefícios que a criação de projetos e oficinas utilizando jogos têm no auxílio dos estudantes em seus estudos em operações aritméticas elementares, como a multiplicação, e na melhoria do seu aproveitamento em matemática. |