Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática

Nowadays, inclusive education presents itself as a great challenge in the teaching and learning relationships of several subjects, including mathematics. In this sense, it is important to reflect and investigate approaches that contribute to inclusive practices and how they are used in the classroom...

ver descrição completa

Autor principal: SEABRA, Rafael da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
TEA
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6180
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6180
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61802024-02-09T14:50:25Z Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática SEABRA, Rafael da Silva SILVA, Paulo Vilhena da http://lattes.cnpq.br/2979203220976406 http://lattes.cnpq.br/2979203220976406 TEA Abordagens Ensino de matemática Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Nowadays, inclusive education presents itself as a great challenge in the teaching and learning relationships of several subjects, including mathematics. In this sense, it is important to reflect and investigate approaches that contribute to inclusive practices and how they are used in the classroom in order to understand the positive and negative aspects and also to think and research on possible interventions and/or adaptations that contribute to the educational process in this perspective. Based on the above, this work, which is a case study, aimed to investigate the approaches used by mathematics teachers in a public school in Belém do Pará regarding the teaching and learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The results point to the use, by the investigated teachers, of few approaches for teaching and learning of students with ASD due to the lack of proper training, lack of infrastructure, lack of auxiliary professionals and lack of family communication. It is hoped that this work contributes to reflections about the process of teaching and learning mathematics for students with ASD and the importance of means to improve educational relationships for students with special educational needs. Na atualidade, a educação inclusiva apresenta-se como um grande desafio nas relações de ensino e aprendizagem de diversas disciplinas, incluindo a matemática. Nesse sentido, faz-se importante refletir e investigar abordagens que contribuam para práticas inclusivas e como estas são utilizadas em sala de a fim de obter a compreensão acerca de aspectos positivos e negativos e, também, com o objetivo de se pensar e pesquisar sobre possíveis intervenções e ou adaptações que colaborem para o processo educacional nessa perspectiva. A partir do exposto, este trabalho teve o objetivo de investigar as abordagens utilizadas por professores de matemática de uma escola pública em Belém do Pará quanto ao ensino e aprendizagem de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados apontam a utilização, por parte dos docentes investigados, de poucas formas de abordagens para o ensino e aprendizagem de discentes com TEA em decorrência da falta de formação adequada, falta de infraestrutura, falta de profissionais auxiliares e falta de comunicação com a família. Espera-se que este trabalho contribua para reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem de matemática para discentes com TEA e a importância de meios que visem melhorar as relações educacionais para discentes com necessidades especiais educacionais. 2023-09-20T14:30:31Z 2023-09-20T14:30:31Z 2022 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SEABRA, Rafael da Silva. Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6180. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6180 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic TEA
Abordagens
Ensino de matemática
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle TEA
Abordagens
Ensino de matemática
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SEABRA, Rafael da Silva
Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
topic_facet TEA
Abordagens
Ensino de matemática
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Nowadays, inclusive education presents itself as a great challenge in the teaching and learning relationships of several subjects, including mathematics. In this sense, it is important to reflect and investigate approaches that contribute to inclusive practices and how they are used in the classroom in order to understand the positive and negative aspects and also to think and research on possible interventions and/or adaptations that contribute to the educational process in this perspective. Based on the above, this work, which is a case study, aimed to investigate the approaches used by mathematics teachers in a public school in Belém do Pará regarding the teaching and learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The results point to the use, by the investigated teachers, of few approaches for teaching and learning of students with ASD due to the lack of proper training, lack of infrastructure, lack of auxiliary professionals and lack of family communication. It is hoped that this work contributes to reflections about the process of teaching and learning mathematics for students with ASD and the importance of means to improve educational relationships for students with special educational needs.
author_additional SILVA, Paulo Vilhena da
author_additionalStr SILVA, Paulo Vilhena da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SEABRA, Rafael da Silva
title Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
title_short Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
title_full Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
title_fullStr Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
title_full_unstemmed Desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
title_sort desafios da inclusão de alunos autistas: um estudo de caso sobre a metodologia de professores de matemática
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6180
_version_ 1796836682575642624
score 11.753735