Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto

This work presents as its theme The short story genre in the final years of elementary school: reading and text production. The general objective of the study is to analyze the short story genre as a learning strategy in the development of reading skills and text production and specific objectives:...

ver descrição completa

Autor principal: SANCHES, Murilo Henrique da Cruz
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6184
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6184
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61842023-09-21T03:06:05Z O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto SANCHES, Murilo Henrique da Cruz DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Gêneros do discurso Leitura Conto Speech genres Reading Tale CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This work presents as its theme The short story genre in the final years of elementary school: reading and text production. The general objective of the study is to analyze the short story genre as a learning strategy in the development of reading skills and text production and specific objectives: Identify the characteristics of the short story genre; understand the importance of the short story genre for the processes of reading and textual production; to develop a didactic intervention proposal for the development of reading skills and text production, with 9th grade students. year through the short story genre. The theoretical-methodological framework is based on the vision of didactic sequence according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Zabala (1998); in the discourse genres in the view of Bakhtin (1997) and Antunes (2002); in the short story genre based on Costa (2014) and Gotlib (1990); in works on textual typologies by Marcuschi (2008) and in guidelines of the National Common Curricular Base BNCC (2018), which brings proposals for language teaching based on the study of genres. Subsequently, after applying the SD, the second part of the work, it will be proven that the student has achieved knowledge of the structure, characteristics and social function of the short story genre; understood the relevance of this genre as a stimulus to reading and writing; and was able to competently produce a short story. Este trabalho apresenta como tema O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. O estudo tem como objetivo geral analisar o gênero conto como estratégia de aprendizagem no desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto e objetivos específicos: Identificar as características do gênero conto; compreender a importância do gênero conto para os processos de leitura e produção textual; desenvolver uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de texto, com alunos do 9º. ano por meio do gênero conto. O referencial teórico-metodológico está baseado na visão de sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Zabala (1998); nos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (1997) e Antunes (2002); no gênero conto embasado em Costa (2014) e Gotlib (1990); nos trabalhos sobre tipologias textuais de Marcuschi (2008) e em orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018), que traz propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Posteriormente, após a aplicação da SD, a segunda parte do trabalho, será comprovado que o aluno alcançou o conhecimento da estrutura, características e função social do gênero conto; compreendeu a relevância desse gênero como estímulo à leitura e escrita; e foi capaz de produzir um conto de forma competente. 2023-09-20T14:34:38Z 2023-09-20T14:34:38Z 2023-08-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANCHES, Murilo Henrique da Cruz. O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6184. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6184 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gêneros do discurso
Leitura
Conto
Speech genres
Reading
Tale
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Gêneros do discurso
Leitura
Conto
Speech genres
Reading
Tale
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANCHES, Murilo Henrique da Cruz
O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto
topic_facet Gêneros do discurso
Leitura
Conto
Speech genres
Reading
Tale
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This work presents as its theme The short story genre in the final years of elementary school: reading and text production. The general objective of the study is to analyze the short story genre as a learning strategy in the development of reading skills and text production and specific objectives: Identify the characteristics of the short story genre; understand the importance of the short story genre for the processes of reading and textual production; to develop a didactic intervention proposal for the development of reading skills and text production, with 9th grade students. year through the short story genre. The theoretical-methodological framework is based on the vision of didactic sequence according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Zabala (1998); in the discourse genres in the view of Bakhtin (1997) and Antunes (2002); in the short story genre based on Costa (2014) and Gotlib (1990); in works on textual typologies by Marcuschi (2008) and in guidelines of the National Common Curricular Base BNCC (2018), which brings proposals for language teaching based on the study of genres. Subsequently, after applying the SD, the second part of the work, it will be proven that the student has achieved knowledge of the structure, characteristics and social function of the short story genre; understood the relevance of this genre as a stimulus to reading and writing; and was able to competently produce a short story.
author_additional DUARTE, Raimunda Dias
author_additionalStr DUARTE, Raimunda Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANCHES, Murilo Henrique da Cruz
title O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto
title_short O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto
title_full O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto
title_fullStr O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto
title_full_unstemmed O gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto
title_sort o gênero conto nos anos finais do ensino fundamental: leitura e produção de texto
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6184
_version_ 1787238495407833088
score 11.753896