Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita

The present work is entitled Didactic sequence: the autobiographical genre as an incentive to reading and writing. Autobiography is a textual genre of narrative typology in which a real person makes a retrospective of his own existence, emphasizing his individuality. The study is a qualitative resea...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Elisama Oliveira dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6194
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61942023-09-21T16:41:36Z Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita SANTOS, Elisama Oliveira dos DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Autobiografia Sequência didática Leitura Escrita Autobiography Following teaching Reading Writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present work is entitled Didactic sequence: the autobiographical genre as an incentive to reading and writing. Autobiography is a textual genre of narrative typology in which a real person makes a retrospective of his own existence, emphasizing his individuality. The study is a qualitative research whose general objective is to present a didactic intervention proposal for the development of reading and writing in the 9th year of elementary school based on the autobiography genre. To achieve this objective, we intend to understand the characteristics of the autobiography textual genre and show how this textual genre can contribute to the development of reading and writing in elementary school. This didactic proposal will certainly make a positive contribution by offering support to teachers in the classroom and favoring the development of students' reading and writing skills. The study is based on studies by Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Lejeune (2008). O presente trabalho tem como título Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. A autobiografia é um gênero textual de tipologia narrativa em que uma pessoa real faz uma retrospectiva de sua própria existência, enfatizando sua individualidade. O estudo é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 9º ano do ensino fundamental a partir do gênero autobiografia. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características do gênero textual autobiografia e mostrar como esse gênero textual pode contribuir para o desenvolvimento de leitura e escrita no ensino fundamental. Esta proposta didática certamente contribuirá de forma positiva oferecendo suporte aos professores em sala de aula e favorecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. O estudo é fundamentado em estudos de Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lejeune (2008). 2023-09-20T20:27:53Z 2023-09-20T20:27:53Z 2023-08-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Elisama Oliveira dos. Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2023. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Autobiografia
Sequência didática
Leitura
Escrita
Autobiography
Following teaching
Reading
Writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Autobiografia
Sequência didática
Leitura
Escrita
Autobiography
Following teaching
Reading
Writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SANTOS, Elisama Oliveira dos
Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
topic_facet Autobiografia
Sequência didática
Leitura
Escrita
Autobiography
Following teaching
Reading
Writing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present work is entitled Didactic sequence: the autobiographical genre as an incentive to reading and writing. Autobiography is a textual genre of narrative typology in which a real person makes a retrospective of his own existence, emphasizing his individuality. The study is a qualitative research whose general objective is to present a didactic intervention proposal for the development of reading and writing in the 9th year of elementary school based on the autobiography genre. To achieve this objective, we intend to understand the characteristics of the autobiography textual genre and show how this textual genre can contribute to the development of reading and writing in elementary school. This didactic proposal will certainly make a positive contribution by offering support to teachers in the classroom and favoring the development of students' reading and writing skills. The study is based on studies by Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Lejeune (2008).
author_additional DUARTE, Raimunda Dias
author_additionalStr DUARTE, Raimunda Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Elisama Oliveira dos
title Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
title_short Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
title_full Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
title_fullStr Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
title_full_unstemmed Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
title_sort sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194
_version_ 1787238495961481216
score 11.753896