/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita
The present work is entitled Didactic sequence: the autobiographical genre as an incentive to reading and writing. Autobiography is a textual genre of narrative typology in which a real person makes a retrospective of his own existence, emphasizing his individuality. The study is a qualitative resea...
Autor principal: | SANTOS, Elisama Oliveira dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6194 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61942023-09-21T16:41:36Z Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita SANTOS, Elisama Oliveira dos DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Autobiografia Sequência didática Leitura Escrita Autobiography Following teaching Reading Writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present work is entitled Didactic sequence: the autobiographical genre as an incentive to reading and writing. Autobiography is a textual genre of narrative typology in which a real person makes a retrospective of his own existence, emphasizing his individuality. The study is a qualitative research whose general objective is to present a didactic intervention proposal for the development of reading and writing in the 9th year of elementary school based on the autobiography genre. To achieve this objective, we intend to understand the characteristics of the autobiography textual genre and show how this textual genre can contribute to the development of reading and writing in elementary school. This didactic proposal will certainly make a positive contribution by offering support to teachers in the classroom and favoring the development of students' reading and writing skills. The study is based on studies by Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Lejeune (2008). O presente trabalho tem como título Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. A autobiografia é um gênero textual de tipologia narrativa em que uma pessoa real faz uma retrospectiva de sua própria existência, enfatizando sua individualidade. O estudo é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 9º ano do ensino fundamental a partir do gênero autobiografia. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características do gênero textual autobiografia e mostrar como esse gênero textual pode contribuir para o desenvolvimento de leitura e escrita no ensino fundamental. Esta proposta didática certamente contribuirá de forma positiva oferecendo suporte aos professores em sala de aula e favorecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. O estudo é fundamentado em estudos de Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lejeune (2008). 2023-09-20T20:27:53Z 2023-09-20T20:27:53Z 2023-08-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Elisama Oliveira dos. Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2023. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Autobiografia Sequência didática Leitura Escrita Autobiography Following teaching Reading Writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Autobiografia Sequência didática Leitura Escrita Autobiography Following teaching Reading Writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SANTOS, Elisama Oliveira dos Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita |
topic_facet |
Autobiografia Sequência didática Leitura Escrita Autobiography Following teaching Reading Writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The present work is entitled Didactic sequence: the autobiographical genre as an incentive to reading and writing. Autobiography is a textual genre of narrative typology in which a real person makes a retrospective of his own existence, emphasizing his individuality. The study is a qualitative research whose general objective is to present a didactic intervention proposal for the development of reading and writing in the 9th year of elementary school based on the autobiography genre. To achieve this objective, we intend to understand the characteristics of the autobiography textual genre and show how this textual genre can contribute to the development of reading and writing in elementary school. This didactic proposal will certainly make a positive contribution by offering support to teachers in the classroom and favoring the development of students' reading and writing skills. The study is based on studies by Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Lejeune (2008). |
author_additional |
DUARTE, Raimunda Dias |
author_additionalStr |
DUARTE, Raimunda Dias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Elisama Oliveira dos |
title |
Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita |
title_short |
Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita |
title_full |
Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita |
title_fullStr |
Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita |
title_full_unstemmed |
Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita |
title_sort |
sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6194 |
_version_ |
1787238495961481216 |
score |
11.753896 |