/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
This article aimed to understand the importance of the space of the University Toy Library for the development of the learning process of children with disabilities. The methodological approach was qualitative, in the form of field research. The investigation began with the question: What actions in...
Autor principal: | COSTA, Thaina Neves da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6205 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62052023-09-22T03:06:35Z A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência COSTA, Thaina Neves da BANDEIRA, Marconde Ávila http://lattes.cnpq.br/0723422732260660 https://orcid.org/0000-0001-8414-0761 Estágio Supervisionado Brinquedoteca Universitária Educação Inclusiva Ludicidade Aprendizagem Supervised Internship University Toy Library Inclusive education Playfulness Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article aimed to understand the importance of the space of the University Toy Library for the development of the learning process of children with disabilities. The methodological approach was qualitative, in the form of field research. The investigation began with the question: What actions in the university toy library allow for the social inclusion of children with disabilities? The methodological instruments of the research were: notes in the field diary, photographic resources and participant observation. The research site was the University Toy Library of the Faculty of Education, Campus of Altamira-PA. The University Toy Library enables the social inclusion of children with disabilities due to the importance of space, because through play, the child develops and, in a playful way, enhances the development of skills and the teaching and learning process. O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem. 2023-09-21T12:07:05Z 2023-09-21T12:07:05Z 2023-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Thaina Neves da. A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência. Orientador: Marconde Ávila Bandeira. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio Supervisionado Brinquedoteca Universitária Educação Inclusiva Ludicidade Aprendizagem Supervised Internship University Toy Library Inclusive education Playfulness Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Brinquedoteca Universitária Educação Inclusiva Ludicidade Aprendizagem Supervised Internship University Toy Library Inclusive education Playfulness Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO COSTA, Thaina Neves da A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência |
topic_facet |
Estágio Supervisionado Brinquedoteca Universitária Educação Inclusiva Ludicidade Aprendizagem Supervised Internship University Toy Library Inclusive education Playfulness Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This article aimed to understand the importance of the space of the University Toy Library for the development of the learning process of children with disabilities. The methodological approach was qualitative, in the form of field research. The investigation began with the question: What actions in the university toy library allow for the social inclusion of children with disabilities? The methodological instruments of the research were: notes in the field diary, photographic resources and participant observation. The research site was the University Toy Library of the Faculty of Education, Campus of Altamira-PA. The University Toy Library enables the social inclusion of children with disabilities due to the importance of space, because through play, the child develops and, in a playful way, enhances the development of skills and the teaching and learning process. |
author_additional |
BANDEIRA, Marconde Ávila |
author_additionalStr |
BANDEIRA, Marconde Ávila |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Thaina Neves da |
title |
A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência |
title_short |
A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência |
title_full |
A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência |
title_fullStr |
A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência |
title_full_unstemmed |
A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência |
title_sort |
brinquedoteca universitária da universidade federal do pará, campus altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205 |
_version_ |
1787238497545879552 |
score |
11.753735 |