Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência

This article aimed to understand the importance of the space of the University Toy Library for the development of the learning process of children with disabilities. The methodological approach was qualitative, in the form of field research. The investigation began with the question: What actions in...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Thaina Neves da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6205
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62052023-09-22T03:06:35Z A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência COSTA, Thaina Neves da BANDEIRA, Marconde Ávila http://lattes.cnpq.br/0723422732260660 https://orcid.org/0000-0001-8414-0761 Estágio Supervisionado Brinquedoteca Universitária Educação Inclusiva Ludicidade Aprendizagem Supervised Internship University Toy Library Inclusive education Playfulness Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article aimed to understand the importance of the space of the University Toy Library for the development of the learning process of children with disabilities. The methodological approach was qualitative, in the form of field research. The investigation began with the question: What actions in the university toy library allow for the social inclusion of children with disabilities? The methodological instruments of the research were: notes in the field diary, photographic resources and participant observation. The research site was the University Toy Library of the Faculty of Education, Campus of Altamira-PA. The University Toy Library enables the social inclusion of children with disabilities due to the importance of space, because through play, the child develops and, in a playful way, enhances the development of skills and the teaching and learning process. O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem. 2023-09-21T12:07:05Z 2023-09-21T12:07:05Z 2023-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Thaina Neves da. A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência. Orientador: Marconde Ávila Bandeira. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Brinquedoteca Universitária
Educação Inclusiva
Ludicidade
Aprendizagem
Supervised Internship
University Toy Library
Inclusive education
Playfulness
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Brinquedoteca Universitária
Educação Inclusiva
Ludicidade
Aprendizagem
Supervised Internship
University Toy Library
Inclusive education
Playfulness
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
COSTA, Thaina Neves da
A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
topic_facet Estágio Supervisionado
Brinquedoteca Universitária
Educação Inclusiva
Ludicidade
Aprendizagem
Supervised Internship
University Toy Library
Inclusive education
Playfulness
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This article aimed to understand the importance of the space of the University Toy Library for the development of the learning process of children with disabilities. The methodological approach was qualitative, in the form of field research. The investigation began with the question: What actions in the university toy library allow for the social inclusion of children with disabilities? The methodological instruments of the research were: notes in the field diary, photographic resources and participant observation. The research site was the University Toy Library of the Faculty of Education, Campus of Altamira-PA. The University Toy Library enables the social inclusion of children with disabilities due to the importance of space, because through play, the child develops and, in a playful way, enhances the development of skills and the teaching and learning process.
author_additional BANDEIRA, Marconde Ávila
author_additionalStr BANDEIRA, Marconde Ávila
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Thaina Neves da
title A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
title_short A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
title_full A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
title_fullStr A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
title_full_unstemmed A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
title_sort brinquedoteca universitária da universidade federal do pará, campus altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6205
_version_ 1787238497545879552
score 11.753735