/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental
A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros...
Autor principal: | NEVES, Nino José de Matos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6209 |
Resumo: |
---|
A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no
Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho
estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem
metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do
Ensino Fundamental e como objetivos específicos discutir sobre as possibilidades de
o professor de matemática utilizar a História da matemática como instrumento de
ensino e aprendizagem, debater a importância do trabalho com a História da
Matemática na rotina da sala de aula e mostrar a relação dos documentos
curriculares com a História da Matemática. A pesquisa teve como metodologia, uma
abordagem qualitativa e do tipo documental, exploratória descritiva. Foi analisado os
quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino
Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José
Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram
obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos matemáticos e atividades sobre a
História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos
anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a
existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois
últimos livros da coleção. Assim os livros não exploraram a evolução histórica dos
objetos matemáticos e o livro didático exerce um papel importante no trabalho
pedagógico da matemática escolar. Sabe-se que a História da Matemática surge
como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por
meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando
os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem
mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa. |