/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental
A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros...
Autor principal: | NEVES, Nino José de Matos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6209 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6209 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62092025-01-16T14:33:06Z História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental NEVES, Nino José de Matos SILVA, Fabio Colins da http://lattes.cnpq.br/4404734777828009 Matemática - História Livros didáticos Ensino - metodologia Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos discutir sobre as possibilidades de o professor de matemática utilizar a História da matemática como instrumento de ensino e aprendizagem, debater a importância do trabalho com a História da Matemática na rotina da sala de aula e mostrar a relação dos documentos curriculares com a História da Matemática. A pesquisa teve como metodologia, uma abordagem qualitativa e do tipo documental, exploratória descritiva. Foi analisado os quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos matemáticos e atividades sobre a História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois últimos livros da coleção. Assim os livros não exploraram a evolução histórica dos objetos matemáticos e o livro didático exerce um papel importante no trabalho pedagógico da matemática escolar. Sabe-se que a História da Matemática surge como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa. 2023-09-21T14:28:10Z 2023-09-21T14:28:10Z 2023-03-09 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia NEVES, Nino José de Matos. História da Matemática como abordagem metodológico: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6209. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6209 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática - História Livros didáticos Ensino - metodologia Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - História Livros didáticos Ensino - metodologia Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA NEVES, Nino José de Matos História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental |
topic_facet |
Matemática - História Livros didáticos Ensino - metodologia Ensino-aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no
Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho
estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem
metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do
Ensino Fundamental e como objetivos específicos discutir sobre as possibilidades de
o professor de matemática utilizar a História da matemática como instrumento de
ensino e aprendizagem, debater a importância do trabalho com a História da
Matemática na rotina da sala de aula e mostrar a relação dos documentos
curriculares com a História da Matemática. A pesquisa teve como metodologia, uma
abordagem qualitativa e do tipo documental, exploratória descritiva. Foi analisado os
quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino
Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José
Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram
obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos matemáticos e atividades sobre a
História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos
anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a
existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois
últimos livros da coleção. Assim os livros não exploraram a evolução histórica dos
objetos matemáticos e o livro didático exerce um papel importante no trabalho
pedagógico da matemática escolar. Sabe-se que a História da Matemática surge
como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por
meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando
os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem
mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa. |
author_additional |
SILVA, Fabio Colins da |
author_additionalStr |
SILVA, Fabio Colins da |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
NEVES, Nino José de Matos |
title |
História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental |
title_short |
História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental |
title_full |
História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental |
title_fullStr |
História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental |
title_sort |
história da matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6209 |
_version_ |
1829093142548185088 |
score |
11.753735 |