Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT

The present work aims to analyze pre-selected dissertations from the database of the Professional Master's Degree in Mathematics in National Network (PROFMAT) and understand how Mathematical Modeling and Geogebra can contribute to teaching and consequently the learning of mathematics in basic edu...

ver descrição completa

Autor principal: RAMOS, Regilene de Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6216
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6216
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62162023-09-22T03:05:48Z Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT RAMOS, Regilene de Oliveira BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Modelagem matemática Geogebra Educação básica Mathematical modeling Basic education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The present work aims to analyze pre-selected dissertations from the database of the Professional Master's Degree in Mathematics in National Network (PROFMAT) and understand how Mathematical Modeling and Geogebra can contribute to teaching and consequently the learning of mathematics in basic education. The research is of a qualitative nature and presents a research method called State of the Art which fits as a bibliographic research. After filtering the database, we focused on the analysis of 12 PROFMAT dissertations. It was found that mathematical modeling and Geogebra open new paths for teaching mathematics, allow the teacher to work with content more easily and with new perspectives and allows students to understand concepts that would seem complicated and still allows students to analyze the mathematics present in real everyday situations, making the teaching and learning of mathematics more engaging and meaningful. O presente trabalho tem como objetivo analisar dissertações pré-selecionadas do banco de dados do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e entender como a Modelagem Matemática e o Geogebra podem contribuir para o ensino e consequentemente a aprendizagem da matemáica na Educação Básica. A pesquisa é de cárater qualitativo e apresenta um método de pesquisa denominado Estado da Arte que se encaixa como sendo uma pesquisa de caráter bíbliográfico. Após filtro na base de dados, nos concetramos na análise de 12 dissertações do PROFMAT. Constatou-se que a Modelagem Matemática e o Geogebra abrem novos caminhos para o ensino da Matemática, pode possibilitar ao professor trabalhar conteúdos com mais facilidade e com novas perspectivas pode possobilitar aos estudantes compreender conceitos que aparentemente seriam complicados e ainda permite aos estudantes analisar a matemática presente em situações reais do dia a dia, tornando o ensino e a aprendizagem da Matemática mais atraente e significativo. 2023-09-21T17:27:31Z 2023-09-21T17:27:31Z 2022-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMOS, Regilene de Oliveira. Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6216. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6216 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Modelagem matemática
Geogebra
Educação básica
Mathematical modeling
Basic education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Modelagem matemática
Geogebra
Educação básica
Mathematical modeling
Basic education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
RAMOS, Regilene de Oliveira
Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
topic_facet Modelagem matemática
Geogebra
Educação básica
Mathematical modeling
Basic education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present work aims to analyze pre-selected dissertations from the database of the Professional Master's Degree in Mathematics in National Network (PROFMAT) and understand how Mathematical Modeling and Geogebra can contribute to teaching and consequently the learning of mathematics in basic education. The research is of a qualitative nature and presents a research method called State of the Art which fits as a bibliographic research. After filtering the database, we focused on the analysis of 12 PROFMAT dissertations. It was found that mathematical modeling and Geogebra open new paths for teaching mathematics, allow the teacher to work with content more easily and with new perspectives and allows students to understand concepts that would seem complicated and still allows students to analyze the mathematics present in real everyday situations, making the teaching and learning of mathematics more engaging and meaningful.
author_additional BRAGA, Roberta Modesto
author_additionalStr BRAGA, Roberta Modesto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RAMOS, Regilene de Oliveira
title Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
title_short Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
title_full Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
title_fullStr Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
title_full_unstemmed Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
title_sort modelagem matemática e geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do profmat
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6216
_version_ 1787238479936094208
score 11.753896