Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental

The objective of this study was to provide 9th grade students with knowledge about the response genre, and through training activities, make them proficient readers and producers. The proposals were divided into 3 axes: a) strategies for the use of argumentation; b) textual articulators and finally...

ver descrição completa

Autor principal: CUNHA, Deiseane Campos da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6220
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62202023-09-22T03:06:40Z Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental CUNHA, Deiseane Campos da RUA, Robson Borges http://lattes.cnpq.br/7339534694238282 https://orcid.org/0000-0002-9070-7098 Gênero resposta Atividades formativas Ensino-aprendizagem Response genre Training activities Teaching-learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA The objective of this study was to provide 9th grade students with knowledge about the response genre, and through training activities, make them proficient readers and producers. The proposals were divided into 3 axes: a) strategies for the use of argumentation; b) textual articulators and finally c) working cohesion and coherence through revision and rewriting. These proposals were applied in a larger elementary school in the municipality of Tomé-Açu-PA. The diagnostic and formative evaluation were applied in the third axis and obtained results that will contribute to the improvement of teachers in terms of teaching-learning. Objetivamos neste estudo propiciar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre o gênero resposta, e através de atividades formativas, torná-los leitores e produtores proficientes. As propostas foram divididas em 3 eixos: a) estratégias para o uso da argumentação; b) articuladores textuais e por fim c) trabalhando a coesão e coerência por meio da revisão e reescrita. Estas propostas foram aplicadas em uma escola de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu-PA. A avaliação diagnóstica e formativa foram aplicadas no terceiro eixo e obtiveram resultados que contribuirão com o aprimoramento docente no quesito ensino-aprendizagem. 2023-09-21T20:15:17Z 2023-09-21T20:15:17Z 2023-07-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CUNHA, Deiseane Campos da. Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Robson Borges Rua. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gênero resposta
Atividades formativas
Ensino-aprendizagem
Response genre
Training activities
Teaching-learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Gênero resposta
Atividades formativas
Ensino-aprendizagem
Response genre
Training activities
Teaching-learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CUNHA, Deiseane Campos da
Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
topic_facet Gênero resposta
Atividades formativas
Ensino-aprendizagem
Response genre
Training activities
Teaching-learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The objective of this study was to provide 9th grade students with knowledge about the response genre, and through training activities, make them proficient readers and producers. The proposals were divided into 3 axes: a) strategies for the use of argumentation; b) textual articulators and finally c) working cohesion and coherence through revision and rewriting. These proposals were applied in a larger elementary school in the municipality of Tomé-Açu-PA. The diagnostic and formative evaluation were applied in the third axis and obtained results that will contribute to the improvement of teachers in terms of teaching-learning.
author_additional RUA, Robson Borges
author_additionalStr RUA, Robson Borges
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CUNHA, Deiseane Campos da
title Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
title_short Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
title_full Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
title_sort propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220
_version_ 1787238498568241152
score 11.753896