/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental
The objective of this study was to provide 9th grade students with knowledge about the response genre, and through training activities, make them proficient readers and producers. The proposals were divided into 3 axes: a) strategies for the use of argumentation; b) textual articulators and finally...
Autor principal: | CUNHA, Deiseane Campos da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6220 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62202023-09-22T03:06:40Z Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental CUNHA, Deiseane Campos da RUA, Robson Borges http://lattes.cnpq.br/7339534694238282 https://orcid.org/0000-0002-9070-7098 Gênero resposta Atividades formativas Ensino-aprendizagem Response genre Training activities Teaching-learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA The objective of this study was to provide 9th grade students with knowledge about the response genre, and through training activities, make them proficient readers and producers. The proposals were divided into 3 axes: a) strategies for the use of argumentation; b) textual articulators and finally c) working cohesion and coherence through revision and rewriting. These proposals were applied in a larger elementary school in the municipality of Tomé-Açu-PA. The diagnostic and formative evaluation were applied in the third axis and obtained results that will contribute to the improvement of teachers in terms of teaching-learning. Objetivamos neste estudo propiciar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre o gênero resposta, e através de atividades formativas, torná-los leitores e produtores proficientes. As propostas foram divididas em 3 eixos: a) estratégias para o uso da argumentação; b) articuladores textuais e por fim c) trabalhando a coesão e coerência por meio da revisão e reescrita. Estas propostas foram aplicadas em uma escola de ensino fundamental maior no município de Tomé-Açu-PA. A avaliação diagnóstica e formativa foram aplicadas no terceiro eixo e obtiveram resultados que contribuirão com o aprimoramento docente no quesito ensino-aprendizagem. 2023-09-21T20:15:17Z 2023-09-21T20:15:17Z 2023-07-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CUNHA, Deiseane Campos da. Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Robson Borges Rua. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Gênero resposta Atividades formativas Ensino-aprendizagem Response genre Training activities Teaching-learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Gênero resposta Atividades formativas Ensino-aprendizagem Response genre Training activities Teaching-learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CUNHA, Deiseane Campos da Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental |
topic_facet |
Gênero resposta Atividades formativas Ensino-aprendizagem Response genre Training activities Teaching-learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The objective of this study was to provide 9th grade students with knowledge about the response genre, and through training activities, make them proficient readers and producers. The proposals were divided into 3 axes: a) strategies for the use of argumentation; b) textual articulators and finally c) working cohesion and coherence through revision and rewriting. These proposals were applied in a larger elementary school in the municipality of Tomé-Açu-PA. The diagnostic and formative evaluation were applied in the third axis and obtained results that will contribute to the improvement of teachers in terms of teaching-learning. |
author_additional |
RUA, Robson Borges |
author_additionalStr |
RUA, Robson Borges |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CUNHA, Deiseane Campos da |
title |
Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental |
title_short |
Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
propostas prático-pedagógicas para o ensino do gênero reposta nos anos finais do ensino fundamental |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6220 |
_version_ |
1787238498568241152 |
score |
11.753896 |