/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referid...
Autor principal: | SILVA, Débora Regence Ribeiro e |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6226 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62262023-09-22T03:06:30Z Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos SILVA, Débora Regence Ribeiro e ROSA, Edilene do Socorro Silva da http://lattes.cnpq.br/9120740950516393 Aprendizagem Significativa Adultos na Educação Saberes Amazônicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A. 2023-09-21T21:21:21Z 2023-09-21T21:21:21Z 2023-09-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Débora Regence Ribeiro e. Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos. Orientadora: Edilene do Socorro Silva da Rosa. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Aprendizagem Significativa Adultos na Educação Saberes Amazônicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Aprendizagem Significativa Adultos na Educação Saberes Amazônicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SILVA, Débora Regence Ribeiro e Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos |
topic_facet |
Aprendizagem Significativa Adultos na Educação Saberes Amazônicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A. |
author_additional |
ROSA, Edilene do Socorro Silva da |
author_additionalStr |
ROSA, Edilene do Socorro Silva da |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Débora Regence Ribeiro e |
title |
Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos |
title_short |
Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos |
title_full |
Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos |
title_sort |
aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226 |
_version_ |
1787238499526639616 |
score |
11.753896 |