Artigo

Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos

Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referid...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Débora Regence Ribeiro e
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6226
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62262023-09-22T03:06:30Z Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos SILVA, Débora Regence Ribeiro e ROSA, Edilene do Socorro Silva da http://lattes.cnpq.br/9120740950516393 Aprendizagem Significativa Adultos na Educação Saberes Amazônicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A. 2023-09-21T21:21:21Z 2023-09-21T21:21:21Z 2023-09-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Débora Regence Ribeiro e. Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos. Orientadora: Edilene do Socorro Silva da Rosa. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aprendizagem Significativa
Adultos na Educação
Saberes Amazônicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprendizagem Significativa
Adultos na Educação
Saberes Amazônicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Débora Regence Ribeiro e
Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
topic_facet Aprendizagem Significativa
Adultos na Educação
Saberes Amazônicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este ensaio textual surge a partir de reflexões levantadas a partir das experiências enquanto docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Bragança, bem como da atuação na Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação do referido município, considerando também o contexto da educação ligada a Pesquisa em Sustentabilidade Cultural ligada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Tópico Úmido (UFPA/NAEA), apresentando neste momento reflexões sobre a aprendizagem significativa, aqui dialogada na visão de AUSUBEL(2003) relacionadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos, apresentando questões conceituais, sociais relacionadas a práxis pedagógica. Para isso, reflete-se também sobre o contexto sócio histórico da Educação no Brasil, para se pensar em atividades de estudos e pesquisas futuras, propostas de investigação e realização de oficinas que possam vir a contribuir na qualidade da Educação de Jovens e Adultos no Município, bem como, no desenvolvimento profissional de estudantes das Licenciaturas que precisam compreender e atuar na E.J.A.
author_additional ROSA, Edilene do Socorro Silva da
author_additionalStr ROSA, Edilene do Socorro Silva da
format Artigo
author SILVA, Débora Regence Ribeiro e
title Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
title_short Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
title_full Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
title_fullStr Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
title_sort aprendizagem significativa: conexão de saberes na educação de jovens e adultos
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6226
_version_ 1787238499526639616
score 11.753896