Artigo

Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil

Esse trabalho de conclusão de Curso em Pedagogia, intitulado “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Educação” do curso de Pedagogia, o qual foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Darci do Amaral, localizada na Zona Rural, Vila de Peri Mirim, no Município de Santarém Novo – Pa...

ver descrição completa

Autor principal: SENA, Ediene Rosário de
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6235
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6235
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62352023-09-23T03:05:49Z Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil SENA, Ediene Rosário de SILVA, Maria da Luz Duarte Leite http://lattes.cnpq.br/0859860260888026 Estágio Supervisionado Educação Infantil Formação Docente Práxis Pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esse trabalho de conclusão de Curso em Pedagogia, intitulado “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Educação” do curso de Pedagogia, o qual foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Darci do Amaral, localizada na Zona Rural, Vila de Peri Mirim, no Município de Santarém Novo – Pará/PA. O estágio foi realizado a fim de cumprir os requisitos necessários para formação do Professor/a – pedagogo/a, da Universidade Federal de Bragança – Faculdade de Educação, e também contribuir para a aprendizagem necessária na formação docência, bem como nos aproximar da realidade da profissionalização tendo em vista o desenvolvimento de uma práxis pedagógica do futuro professor. A pesquisa configura-se como um estudo de campo de base etnográfica por colocar o estagiário em contato com a prática. Vale destacar que este estágio se deu iniciando com observação, posteriormente com regência, finalizando com a produção de um relatório. Assim sendo, a pesquisa/relato/estudo tem por finalidade descrever como se deu o estágio na Educação Infantil na escola citada acima. Para respaldar este TCC subsidiou-se de algumas teorias a respeito da temática em questão: Zabala (1998), Sacristàn (1999), Gebran (2015), Pimenta e Gonçalves (1990), Pimenta e Lima (2009), Oliveira (2010), Souza e Bonela (2007), dentre outros que discute sobre o assunto estudado. Já como resultado desta pesquisa/relato/estudo, pode-se ter uma compreensão alicerçada no que alude ao estágio supervisionado na Educação infantil, como sendo um momento ímpar na formação do professor/a graduando/a, uma vez que é nesse momento da formação que é possibilitado o experienciar/viver a realidade de ser professor/a. Além disso, pode-se perceber que às práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano educacional pelo/as profissionais da Educação Infantil, requer múltiplos olhares e saberes/fazeres, pois é neste contexto, que se pode compreender o papel do professor/a de Educação Infantil, que deve ser visto mediante o binômio educar e cuidar. O experienciar nesse estágio contribuiu sem dúvida no aperfeiçoamento dos saberes/fazeres pedagógicos inerentes à formação do professor/a na e da Educação Infantil. O estágio, além de ajudar o graduando a construir sua carreira profissional/docente, também é essencial para a vida acadêmica, pois é nesse momento que o graduando - futuro professor efetivamente vive as teorias estudadas em sala de aula do o curso de formação incial/Pedagogia. 2023-09-22T21:18:45Z 2023-09-22T21:18:45Z 2023-09-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SENA, Ediene Rosário de. Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil. Orientadora: Maria da Luz Duarte Leite Silva. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6235. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6235 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Educação Infantil
Formação Docente
Práxis Pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Educação Infantil
Formação Docente
Práxis Pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SENA, Ediene Rosário de
Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
topic_facet Estágio Supervisionado
Educação Infantil
Formação Docente
Práxis Pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse trabalho de conclusão de Curso em Pedagogia, intitulado “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Educação” do curso de Pedagogia, o qual foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Darci do Amaral, localizada na Zona Rural, Vila de Peri Mirim, no Município de Santarém Novo – Pará/PA. O estágio foi realizado a fim de cumprir os requisitos necessários para formação do Professor/a – pedagogo/a, da Universidade Federal de Bragança – Faculdade de Educação, e também contribuir para a aprendizagem necessária na formação docência, bem como nos aproximar da realidade da profissionalização tendo em vista o desenvolvimento de uma práxis pedagógica do futuro professor. A pesquisa configura-se como um estudo de campo de base etnográfica por colocar o estagiário em contato com a prática. Vale destacar que este estágio se deu iniciando com observação, posteriormente com regência, finalizando com a produção de um relatório. Assim sendo, a pesquisa/relato/estudo tem por finalidade descrever como se deu o estágio na Educação Infantil na escola citada acima. Para respaldar este TCC subsidiou-se de algumas teorias a respeito da temática em questão: Zabala (1998), Sacristàn (1999), Gebran (2015), Pimenta e Gonçalves (1990), Pimenta e Lima (2009), Oliveira (2010), Souza e Bonela (2007), dentre outros que discute sobre o assunto estudado. Já como resultado desta pesquisa/relato/estudo, pode-se ter uma compreensão alicerçada no que alude ao estágio supervisionado na Educação infantil, como sendo um momento ímpar na formação do professor/a graduando/a, uma vez que é nesse momento da formação que é possibilitado o experienciar/viver a realidade de ser professor/a. Além disso, pode-se perceber que às práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano educacional pelo/as profissionais da Educação Infantil, requer múltiplos olhares e saberes/fazeres, pois é neste contexto, que se pode compreender o papel do professor/a de Educação Infantil, que deve ser visto mediante o binômio educar e cuidar. O experienciar nesse estágio contribuiu sem dúvida no aperfeiçoamento dos saberes/fazeres pedagógicos inerentes à formação do professor/a na e da Educação Infantil. O estágio, além de ajudar o graduando a construir sua carreira profissional/docente, também é essencial para a vida acadêmica, pois é nesse momento que o graduando - futuro professor efetivamente vive as teorias estudadas em sala de aula do o curso de formação incial/Pedagogia.
author_additional SILVA, Maria da Luz Duarte Leite
author_additionalStr SILVA, Maria da Luz Duarte Leite
format Artigo
author SENA, Ediene Rosário de
title Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
title_short Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
title_full Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
title_fullStr Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
title_full_unstemmed Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
title_sort prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6235
_version_ 1787238500942217216
score 11.753896