Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA

The toy libraries enable a set of social and cognitive developments in the child through play; games are developed to stimulate children's creativity, motor coordination, and logical thinking. The purpose of this article is to reflect on the experience of a supervised internship in non-school enviro...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Andressa Dutra Nascimento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6264
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6264
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62642023-10-05T03:05:43Z A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA ROCHA, Andressa Dutra Nascimento BANDEIRA, Marconde Ávila http://lattes.cnpq.br/0723422732260660 https://orcid.org/0000-0001-8414-0761 Brinquedoteca Universitária Aprendizagem Brincar Lúdico Toy library Learning Play Ludic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The toy libraries enable a set of social and cognitive developments in the child through play; games are developed to stimulate children's creativity, motor coordination, and logical thinking. The purpose of this article is to reflect on the experience of a supervised internship in non-school environments and, as students, the pedagogical practices in the space of the university toy library. As methodology, the qualitative approach was used, which began with students of the course of pedagogy through meetings, visits to space, collection, production of materials, collections, and content analysis. Thus, the revitalization was done with the support of the local community, providing a new space of joy and curiosity in which children could be welcomed. The space is geared for playful, creative, and learning actions. As brinquedotecas possibilitam um conjunto de evoluções sociais e cognitivas da criança por meio do lúdico, são desenvolvidas brincadeiras que estimulem nas crianças a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. O objetivo desse artigo é refletir sobre a experiência no estágio supervisionado em ambientes não escolares, visando enquanto discentes, as práticas pedagógicas no espaço da brinquedoteca universitária. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa na qual iniciou por meio de alunos do curso de Pedagogia através de reuniões, visitas ao espaço, coleta, produções de materiais, arrecadações e analise de conteúdo. Desta forma, a revitalização foi com apoio da comunidade local, proporcionando um novo espaço de alegria e curiosidade na qual as crianças possam ser acolhidas. O espaço está voltado para ações lúdicas, criativas e de aprendizagem. 2023-10-04T12:36:16Z 2023-10-04T12:36:16Z 2023-06-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROCHA, Andressa Dutra Nascimento. A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira – UFPA. Orientador: Marconde Ávila Bandeira. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6264. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6264 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Brinquedoteca Universitária
Aprendizagem
Brincar
Lúdico
Toy library
Learning
Play
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Brinquedoteca Universitária
Aprendizagem
Brincar
Lúdico
Toy library
Learning
Play
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ROCHA, Andressa Dutra Nascimento
A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA
topic_facet Brinquedoteca Universitária
Aprendizagem
Brincar
Lúdico
Toy library
Learning
Play
Ludic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The toy libraries enable a set of social and cognitive developments in the child through play; games are developed to stimulate children's creativity, motor coordination, and logical thinking. The purpose of this article is to reflect on the experience of a supervised internship in non-school environments and, as students, the pedagogical practices in the space of the university toy library. As methodology, the qualitative approach was used, which began with students of the course of pedagogy through meetings, visits to space, collection, production of materials, collections, and content analysis. Thus, the revitalization was done with the support of the local community, providing a new space of joy and curiosity in which children could be welcomed. The space is geared for playful, creative, and learning actions.
author_additional BANDEIRA, Marconde Ávila
author_additionalStr BANDEIRA, Marconde Ávila
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ROCHA, Andressa Dutra Nascimento
title A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA
title_short A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA
title_full A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA
title_fullStr A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA
title_full_unstemmed A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA
title_sort revitalização da brinquedoteca universitária – campus altamira - ufpa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6264
_version_ 1787238509068681216
score 11.753735