/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados
The present work reports the experiences lived in the Emergency Remote Teaching (ERE), within the scope of the Curricular Activity of Supervised Internship in Elementary School, offered by the Faculty of Education (FAE), of the Federal University of Pará, University Campus of Altamira and, aimed to...
Autor principal: | COSTA, Daniela Vieira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6272 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6272 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62722023-10-21T03:05:19Z Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados COSTA, Daniela Vieira da FREITAS, Léia Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/4829920653020369 https://orcid.org/0000-0003-1852-1106 Atividades Complementares Ensino Fundamental Covid-19 Complementary Activities Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work reports the experiences lived in the Emergency Remote Teaching (ERE), within the scope of the Curricular Activity of Supervised Internship in Elementary School, offered by the Faculty of Education (FAE), of the Federal University of Pará, University Campus of Altamira and, aimed to identify the challenges of teachers in the period of the Covid-19 pandemic in a class of the 1st year of a municipal public school. The methodological procedures used were based on the qualitative approach, pointing out the results: a) teaching activities – the planning of classes elaborated collectively, via WhatsApp with the regent teacher who guided the production of pedagogical resources, being therefore used during the online classes that took place through video lessons, orientation by WhatsApp groups and production of video lessons; b) student activities – the students answered the activities done in their notebooks, filled out the fixation exercises, produced together with their family a video containing the resolution of the actions proposed by the teachers in the teaching activities. O presente trabalho relata as experiências vivenciadas no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no âmbito da Atividade Curricular de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, ofertado pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira e, teve como objetivo identificar os desafios docentes no período da pandemia do Covid-19 em uma turma do 1º ano de uma escola pública municipal. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se na abordagem qualitativa, apontando os resultados: a) atividades docentes – o planejamento das aulas elaboradas coletivamente, via WhatsApp com a professora regente que orientou a produção de recursos pedagógicos, sendo portanto, utilizados durante as aulas online que aconteciam por meio de vídeo aula, orientação por grupos de WhatsApp e produção de vídeo aula; b) atividades discentes – os alunos respondiam as atividades feitas em seus cadernos, preenchiam os exercícios de fixação, produziam juntamente com sua família vídeo contendo a resolução das ações propostas pelas professoras nas atividades docentes. 2023-10-20T12:27:54Z 2023-10-20T12:27:54Z 2023-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Daniela Vieira da. Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados. Orientadora: Léia Gonçalves de Freitas. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6272. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6272 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Atividades Complementares Ensino Fundamental Covid-19 Complementary Activities Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Atividades Complementares Ensino Fundamental Covid-19 Complementary Activities Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO COSTA, Daniela Vieira da Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados |
topic_facet |
Atividades Complementares Ensino Fundamental Covid-19 Complementary Activities Elementary School CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present work reports the experiences lived in the Emergency Remote Teaching (ERE), within the scope of the Curricular Activity of Supervised Internship in Elementary School, offered by the Faculty of Education (FAE), of the Federal University of Pará, University Campus of Altamira and, aimed to identify the challenges of teachers in the period of the Covid-19 pandemic in a class of the 1st year of a municipal public school. The methodological procedures used were based on the qualitative approach, pointing out the results: a) teaching activities – the planning of classes elaborated collectively, via WhatsApp with the regent teacher who guided the production of pedagogical resources, being therefore used during the online classes that took place through video lessons, orientation by WhatsApp groups and production of video lessons; b) student activities – the students answered the activities done in their notebooks, filled out the fixation exercises, produced together with their family a video containing the resolution of the actions proposed by the teachers in the teaching activities. |
author_additional |
FREITAS, Léia Gonçalves de |
author_additionalStr |
FREITAS, Léia Gonçalves de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Daniela Vieira da |
title |
Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados |
title_short |
Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados |
title_full |
Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados |
title_fullStr |
Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado no Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Altamira – Pará no contexto da Pandemia da Covid-19: vivências e aprendizados |
title_sort |
estágio supervisionado no ensino fundamental em uma escola pública municipal de altamira – pará no contexto da pandemia da covid-19: vivências e aprendizados |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6272 |
_version_ |
1787238511532834816 |
score |
11.755432 |