Artigo

Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano

Este trabalho apresenta uma discussão acerca das experiências e vivências dos alunos do curso de pedagogia no campo do estágio em ambiente escolar na turma de 3ª ano do ensino fundamental. A partir dessa abordagem que traz aspectos importantes do Estágio Supervisionado na formação inicial e curricul...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Claudiomar de Jesus da
Outros Autores: SILVA, Débora Regence Ribeiro e
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6278
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6278
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62782023-10-21T03:05:25Z Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano SILVA, Claudiomar de Jesus da SILVA, Débora Regence Ribeiro e LIMEIRA, Carolline Septimio http://lattes.cnpq.br/8071086559074635 Estágio Supervisionado Experiências Vivências Estudantes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho apresenta uma discussão acerca das experiências e vivências dos alunos do curso de pedagogia no campo do estágio em ambiente escolar na turma de 3ª ano do ensino fundamental. A partir dessa abordagem que traz aspectos importantes do Estágio Supervisionado na formação inicial e curricular dos discentes, bem, como o período de observação em sala de aula e posterior diálogo com a professora supervisora sobre os alunos da turma, sua prática pedagógica na aprendizagem dos sujeitos e em conjunto com os discentes estagiários, foi elaborado com base nas observações em sala e em conversas com a docente supervisora na elaboração de atividades em sala e na aplicação com os alunos da turma. Dessa forma, considera-se que o estágio é importante na construção da identidade do professor por meio de vivências e experiências desenvolvidas no período da observação e execução do trabalho docente, o qual deve ser problematizado a partir de novas práticas, propostas e reflexões que compreendam a relação teórico-prático estabelecida quando há presença do estagiário e professor em sala de aula. 2023-10-20T20:36:21Z 2023-10-20T20:36:21Z 2023-08-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Claudiomar de Jesus da; SILVA, Débora Regence Ribeiro e. Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano. Orientadora: Carolline Septimio Limeira. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6278. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6278 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Experiências
Vivências
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Experiências
Vivências
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Claudiomar de Jesus da
Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
topic_facet Estágio Supervisionado
Experiências
Vivências
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho apresenta uma discussão acerca das experiências e vivências dos alunos do curso de pedagogia no campo do estágio em ambiente escolar na turma de 3ª ano do ensino fundamental. A partir dessa abordagem que traz aspectos importantes do Estágio Supervisionado na formação inicial e curricular dos discentes, bem, como o período de observação em sala de aula e posterior diálogo com a professora supervisora sobre os alunos da turma, sua prática pedagógica na aprendizagem dos sujeitos e em conjunto com os discentes estagiários, foi elaborado com base nas observações em sala e em conversas com a docente supervisora na elaboração de atividades em sala e na aplicação com os alunos da turma. Dessa forma, considera-se que o estágio é importante na construção da identidade do professor por meio de vivências e experiências desenvolvidas no período da observação e execução do trabalho docente, o qual deve ser problematizado a partir de novas práticas, propostas e reflexões que compreendam a relação teórico-prático estabelecida quando há presença do estagiário e professor em sala de aula.
author_additional LIMEIRA, Carolline Septimio
author_additionalStr LIMEIRA, Carolline Septimio
format Artigo
author SILVA, Claudiomar de Jesus da
author2 SILVA, Débora Regence Ribeiro e
author2Str SILVA, Débora Regence Ribeiro e
title Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
title_short Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
title_full Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
title_fullStr Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
title_full_unstemmed Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
title_sort estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6278
_version_ 1787238512749182976
score 11.753896