/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
A presente pesquisa de Trabalho de Curso Prática pedagógica de Matemática e Português do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano, apresenta as experiências no componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado no Ensino Fundament...
Autor principal: | OLIVEIRA, Lucas do Nascimento |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5995 |
Resumo: |
---|
A presente pesquisa de Trabalho de Curso Prática pedagógica de Matemática e
Português do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais: uma experiências
em duas turmas do 5º ano, apresenta as experiências no componente curricular obrigatório
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais, período do calendário
acadêmico 2022-2, na escola Maricotinha em turmas do 5º ano/9, município de Bragança-PA,
Estado do Pará, ofertado no curso Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus
Universitário de Bragança, conforme o Projeto Pedagógico de Curso. O objetivo central é
mostrar as experiências com o gênero textual nas intervenções educacionais, com os
estudantes da escola cedente e refletir com a formação do pedagogo no Estágio.
Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem da pesquisa qualitativa, pesquisa de campo
empírico e observação participante no/do cotidiano escolar. As intervenções durante as
vivências do Estágio trataram do tema central da Língua Portuguesa (verbos), Matemática
(frações) e interpretação por meio de atividades lúdicas para explicar os conteúdos explicados.
Os resultados dessas experiencias apontam que as dinâmicas observadas que a maioria das
crianças conseguiram entender e interpretar as propostas dos gêneros textuais. |