Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA

O presente trabalho apresenta o contexto histórico sobre a formação para professores, a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo-Campus Altamira a partir de alguns relatos do Tempo Comunidade vivenciado pela autora do trabalho. Tem como objetivo compreender a formação para professores...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Ana Paula de Jesus da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6319
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6319
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63192024-09-14T14:46:10Z Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA SILVA, Ana Paula de Jesus da ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de http://lattes.cnpq.br/6951370218355443 https://orcid.org/0000-0003-0168-2843 Formação Docente Professores Educação do Campo Pedagogia da Alternância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO O presente trabalho apresenta o contexto histórico sobre a formação para professores, a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo-Campus Altamira a partir de alguns relatos do Tempo Comunidade vivenciado pela autora do trabalho. Tem como objetivo compreender a formação para professores e as políticas públicas instituídas para a formação de professores do campo, tendo como parâmetro o curso Licenciatura em Educação do Campo-Linguagem e Códigos e apresentar minhas percepções na vivência nos Tempos Comunidade. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e de relatos de experiência da autora e estão relacionados com a Pedagogia da Alternância, metodologia que estrutura o curso. No que se refere às bibliografias foram utilizadas algumas obras de pesquisadores que discutem e problematizam as várias determinantes próprias da Educação do Campo com suas políticas, serão considerados portanto as investigações de: Rossato (2018), Molina & Sá (2020), Caldart & Molina (2004), entre outros. A justificativa para desenvolver o trabalho é a relação dos assuntos discorridos no curso de Licenciatura em Educação do Campo e a realidade observada durante os Tempos Comunidades. O tempo comunidade foi desenvolvido em três momentos e todos com alunos de Comunidades rurais, o primeirofoi desenvolvido na comunidade Santa Luzia com turmas do Ensino Fundamental Final,o segundo momento foi na Escola Brasil Novo na zona urbana com alunos vindo das comunidades rurais e o terceiro momento foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Brasil Novo.Todos os Tempos Comunidade foram investigadas aulas significativas e de acordo com a realidade.como resultado da pesquisa podemos reconhecer que a UFPA é a universidade que tem contribuído significadamente para essa melhoria nesta região, e nesse espaço de tempo com duração de quatro anos, os professores proporcionaram formação de educadores que, possam reconhecer o currículo do Campo e desenvolver estratégias de aprendizagem diferenciadas. 2023-11-10T13:37:27Z 2023-11-10T13:37:27Z 2023-09-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Ana Paula de Jesus da. Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA. Orientadora: Aparecida de Lourdes Pedroso de Andrade. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6319. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6319 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação Docente
Professores
Educação do Campo
Pedagogia da Alternância
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Formação Docente
Professores
Educação do Campo
Pedagogia da Alternância
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
SILVA, Ana Paula de Jesus da
Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
topic_facet Formação Docente
Professores
Educação do Campo
Pedagogia da Alternância
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description O presente trabalho apresenta o contexto histórico sobre a formação para professores, a Educação do Campo e a Licenciatura em Educação do Campo-Campus Altamira a partir de alguns relatos do Tempo Comunidade vivenciado pela autora do trabalho. Tem como objetivo compreender a formação para professores e as políticas públicas instituídas para a formação de professores do campo, tendo como parâmetro o curso Licenciatura em Educação do Campo-Linguagem e Códigos e apresentar minhas percepções na vivência nos Tempos Comunidade. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e de relatos de experiência da autora e estão relacionados com a Pedagogia da Alternância, metodologia que estrutura o curso. No que se refere às bibliografias foram utilizadas algumas obras de pesquisadores que discutem e problematizam as várias determinantes próprias da Educação do Campo com suas políticas, serão considerados portanto as investigações de: Rossato (2018), Molina & Sá (2020), Caldart & Molina (2004), entre outros. A justificativa para desenvolver o trabalho é a relação dos assuntos discorridos no curso de Licenciatura em Educação do Campo e a realidade observada durante os Tempos Comunidades. O tempo comunidade foi desenvolvido em três momentos e todos com alunos de Comunidades rurais, o primeirofoi desenvolvido na comunidade Santa Luzia com turmas do Ensino Fundamental Final,o segundo momento foi na Escola Brasil Novo na zona urbana com alunos vindo das comunidades rurais e o terceiro momento foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Brasil Novo.Todos os Tempos Comunidade foram investigadas aulas significativas e de acordo com a realidade.como resultado da pesquisa podemos reconhecer que a UFPA é a universidade que tem contribuído significadamente para essa melhoria nesta região, e nesse espaço de tempo com duração de quatro anos, os professores proporcionaram formação de educadores que, possam reconhecer o currículo do Campo e desenvolver estratégias de aprendizagem diferenciadas.
author_additional ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de
author_additionalStr ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Ana Paula de Jesus da
title Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
title_short Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
title_full Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
title_fullStr Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
title_full_unstemmed Formação para professores do campo: a efetivação da Pedagogia da Alternância como garantia da Licenciatura em Educação do Campo no Campus Altamira-PA
title_sort formação para professores do campo: a efetivação da pedagogia da alternância como garantia da licenciatura em educação do campo no campus altamira-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6319
_version_ 1829093023769690112
score 11.753735