/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba
Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando...
Autor principal: | SANTOS, Damião Rodrigues dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2388 |
Resumo: |
---|
Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando a compreensão da mesma e os processos norteadores que compõe sua estruturação e suas especificidades no curso, dando ênfase sobre os processos históricos que deram origem a educação do campo. Expondo uma análise de forma participativa com abordagem qualitativa, pois a análise de dados é baseada em entrevistas com professores e alunos do curso. O resultado desta pesquisa nos conduz a um método fragilizado pela falta de consciência sobre a pedagogia da alternância, entretanto por meio desta também foi possível verificar que esta metodologia impulsionou a concretização do diálogo dos saberes empíricos oriundos de experiencias pessoais com os saberes científicos construídos no correr da vivência acadêmica e assim edificar uma educação do campo que almeja o desenvolvimento intelectual, pessoal e social de seus sujeitos. E para compor o embasamento teórico foi elegido autores como Arroyo (2004), Almeida; Antonio (2008), Gimonet (2007), entre outros. |