/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade d...
Autor principal: | LIRA, Layane Queiroz Ramos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-633 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6332020-09-06T12:20:57Z Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura LIRA, Layane Queiroz Ramos CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Educação do campo Meliponicultura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade da meliponicultura. Reconhecer os saberes do trabalho camponês da atividade agrícola da meliponicultura. Tratando este tema articulador, o trabalho foi dividido em três capítulos. O capítulo I, traz os caminhos iniciais da pesquisa onde trata-se da alma de todo enredo deste trabalho, acompanhado das metologias cientificas permeiam o mesmo.O capítulo II, trata da abordagem dos saberes camponeses, o que protagoniza construção dos processos educativos. Abordagens que lança a leitura ao âmbito transversal na educação do campo. O estreitamento de dialogo entre saberes camponeses e saber cientifico por o movimento de coletivo que se sensibilizam pratica de ensino significativo a vida campesina, ao construir projeto educativo aos sujeitos do campo com atividades pedagógicas que dialogam com o contexto vivido pelo aluno do campo. Nesse sentido o capitulo III trás reflexões pertinentes a disposição dos diálogos a partir da educação do campo, agroecologia e meliponicultura, expresso na sinergia nas experiências das atividades pedagógicas desenvolvidas no programa PIBID nas atividades nos espaços não formais de educação expresso nas atividades: “Dia de Campo no meliponário agroecologico” e “Projeto: Amigo das Abelhas Nativas”. E em síntese considerações do estudo a estreitar e provocar, as das múltiplas as faces da educação do campo que são permitas em frente as ações interligadas aos espaços não formal de educação. 2018-08-20T20:20:35Z 2018-08-20T20:20:35Z 2017-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIRA, Layane Queiroz Ramos. Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação do campo Meliponicultura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação do campo Meliponicultura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS LIRA, Layane Queiroz Ramos Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura |
topic_facet |
Educação do campo Meliponicultura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade da meliponicultura. Reconhecer os saberes do trabalho camponês da atividade agrícola da meliponicultura. Tratando este tema articulador, o trabalho foi dividido em três capítulos. O capítulo I, traz os caminhos iniciais da pesquisa onde trata-se da alma de todo enredo deste trabalho, acompanhado das metologias cientificas permeiam o mesmo.O capítulo II, trata da abordagem dos saberes camponeses, o que protagoniza construção dos processos educativos. Abordagens que lança a leitura ao âmbito transversal na educação do campo. O estreitamento de dialogo entre saberes camponeses e saber cientifico por o movimento de coletivo que se sensibilizam pratica de ensino significativo a vida campesina, ao construir projeto educativo aos sujeitos do campo com atividades pedagógicas que dialogam com o contexto vivido pelo aluno do campo. Nesse sentido o capitulo III trás reflexões pertinentes a disposição dos diálogos a partir da educação do campo, agroecologia e meliponicultura, expresso na sinergia nas experiências das atividades pedagógicas desenvolvidas no programa PIBID nas atividades nos espaços não formais de educação expresso nas atividades: “Dia de Campo no meliponário agroecologico” e “Projeto: Amigo das Abelhas Nativas”. E em síntese considerações do estudo a estreitar e provocar, as das múltiplas as faces da educação do campo que são permitas em frente as ações interligadas aos espaços não formal de educação. |
author_additional |
CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
author_additionalStr |
CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LIRA, Layane Queiroz Ramos |
title |
Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura |
title_short |
Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura |
title_full |
Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura |
title_fullStr |
Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura |
title_full_unstemmed |
Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura |
title_sort |
educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633 |
_version_ |
1787154546895618048 |
score |
11.753735 |