Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura

O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade d...

ver descrição completa

Autor principal: LIRA, Layane Queiroz Ramos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-633
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6332020-09-06T12:20:57Z Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura LIRA, Layane Queiroz Ramos CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Educação do campo Meliponicultura CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade da meliponicultura. Reconhecer os saberes do trabalho camponês da atividade agrícola da meliponicultura. Tratando este tema articulador, o trabalho foi dividido em três capítulos. O capítulo I, traz os caminhos iniciais da pesquisa onde trata-se da alma de todo enredo deste trabalho, acompanhado das metologias cientificas permeiam o mesmo.O capítulo II, trata da abordagem dos saberes camponeses, o que protagoniza construção dos processos educativos. Abordagens que lança a leitura ao âmbito transversal na educação do campo. O estreitamento de dialogo entre saberes camponeses e saber cientifico por o movimento de coletivo que se sensibilizam pratica de ensino significativo a vida campesina, ao construir projeto educativo aos sujeitos do campo com atividades pedagógicas que dialogam com o contexto vivido pelo aluno do campo. Nesse sentido o capitulo III trás reflexões pertinentes a disposição dos diálogos a partir da educação do campo, agroecologia e meliponicultura, expresso na sinergia nas experiências das atividades pedagógicas desenvolvidas no programa PIBID nas atividades nos espaços não formais de educação expresso nas atividades: “Dia de Campo no meliponário agroecologico” e “Projeto: Amigo das Abelhas Nativas”. E em síntese considerações do estudo a estreitar e provocar, as das múltiplas as faces da educação do campo que são permitas em frente as ações interligadas aos espaços não formal de educação. 2018-08-20T20:20:35Z 2018-08-20T20:20:35Z 2017-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIRA, Layane Queiroz Ramos. Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação do campo
Meliponicultura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação do campo
Meliponicultura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
LIRA, Layane Queiroz Ramos
Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
topic_facet Educação do campo
Meliponicultura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade da meliponicultura. Reconhecer os saberes do trabalho camponês da atividade agrícola da meliponicultura. Tratando este tema articulador, o trabalho foi dividido em três capítulos. O capítulo I, traz os caminhos iniciais da pesquisa onde trata-se da alma de todo enredo deste trabalho, acompanhado das metologias cientificas permeiam o mesmo.O capítulo II, trata da abordagem dos saberes camponeses, o que protagoniza construção dos processos educativos. Abordagens que lança a leitura ao âmbito transversal na educação do campo. O estreitamento de dialogo entre saberes camponeses e saber cientifico por o movimento de coletivo que se sensibilizam pratica de ensino significativo a vida campesina, ao construir projeto educativo aos sujeitos do campo com atividades pedagógicas que dialogam com o contexto vivido pelo aluno do campo. Nesse sentido o capitulo III trás reflexões pertinentes a disposição dos diálogos a partir da educação do campo, agroecologia e meliponicultura, expresso na sinergia nas experiências das atividades pedagógicas desenvolvidas no programa PIBID nas atividades nos espaços não formais de educação expresso nas atividades: “Dia de Campo no meliponário agroecologico” e “Projeto: Amigo das Abelhas Nativas”. E em síntese considerações do estudo a estreitar e provocar, as das múltiplas as faces da educação do campo que são permitas em frente as ações interligadas aos espaços não formal de educação.
author_additional CRUZ, Carlos Renilton Freitas
author_additionalStr CRUZ, Carlos Renilton Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIRA, Layane Queiroz Ramos
title Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
title_short Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
title_full Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
title_fullStr Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
title_full_unstemmed Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
title_sort educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/633
_version_ 1787154546895618048
score 11.753735