Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico

This work is directed to the relation between Information Literacy and learning in the archival context, with emphasis on the role of the University as a social instrument. The objective was to map the academic-scientific production around the theme using the Systematic Bibliographic Review, describ...

ver descrição completa

Autor principal: MARQUES, Ariadne Pinto
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6353
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6353
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63532023-11-24T03:07:22Z Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico MARQUES, Ariadne Pinto FURTADO, Renata Lira http://lattes.cnpq.br/9936991322389586 https://orcid.org/0000-0001-5428-2451 Competência em informação Aprendizagem Arquivologia Information literacy Learning Archival science CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA This work is directed to the relation between Information Literacy and learning in the archival context, with emphasis on the role of the University as a social instrument. The objective was to map the academic-scientific production around the theme using the Systematic Bibliographic Review, described as a set of procedures divided into three phases: Input, Processing and Output. In the initial protocol for the development of the research, it was decided that it would be done on the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), within the thematic area, in Spanish, following the search strings elaborated from the identified keywords. The results obtained indicated a low bibliographic production around the themes discussed. Sinde such results provided reflections such as the need for information literacy in higher education precisely in the teaching of Archival Science thus having its insertion in the archivist’s performance in an intrinsic way mainly due to the technological environment in which we live, where obtaining information flows quickly, requiring autonomy to know how to deal ethically in accessing, retrieving and organizing information, added to other skills relevant to the profile of the contemporary archivist. Este trabalho está direcionado para a relação da Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico, com destaque para o papel da Universidade enquanto instrumento social. Como objetivo buscou-se mapear a produção acadêmico-científica em torno da temática utilizando-se da Revisão Bibliográfica Sistemática, descrita como um conjunto de procedimentos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. No protocolo inicial para desenvolvimento da pesquisa, definiu-se que seria realizada Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro da área temática, em idioma espanhol, seguindo as strings de busca elaboradas à partir das palavras-chave identificadas. Os resultados obtidos indicaram uma baixa produção bibliográfica em torno das temáticas abordadas. Sendo que tais resultados proporcionaram reflexões como a necessidade da Competência em informação no ensino superior mais precisamente no ensino de Arquivologia, tendo assim a sua inserção na atuação do arquivista de forma intrínseca principalmente devido ao meio tecnológico em que vivemos, onde a obtenção da informação flui rapidamente sendo necessário autonomia em saber lidar de forma ética no acesso, recuperação e organização da informação, agregado a outras habilidades relevantes ao perfil do arquivista contemporâneo. 2023-11-23T18:39:25Z 2023-11-23T18:39:25Z 2022-10-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MARQUES, Ariadne Pinto. Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6353. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6353 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Competência em informação
Aprendizagem
Arquivologia
Information literacy
Learning
Archival science
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
spellingShingle Competência em informação
Aprendizagem
Arquivologia
Information literacy
Learning
Archival science
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
MARQUES, Ariadne Pinto
Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
topic_facet Competência em informação
Aprendizagem
Arquivologia
Information literacy
Learning
Archival science
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
description This work is directed to the relation between Information Literacy and learning in the archival context, with emphasis on the role of the University as a social instrument. The objective was to map the academic-scientific production around the theme using the Systematic Bibliographic Review, described as a set of procedures divided into three phases: Input, Processing and Output. In the initial protocol for the development of the research, it was decided that it would be done on the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), within the thematic area, in Spanish, following the search strings elaborated from the identified keywords. The results obtained indicated a low bibliographic production around the themes discussed. Sinde such results provided reflections such as the need for information literacy in higher education precisely in the teaching of Archival Science thus having its insertion in the archivist’s performance in an intrinsic way mainly due to the technological environment in which we live, where obtaining information flows quickly, requiring autonomy to know how to deal ethically in accessing, retrieving and organizing information, added to other skills relevant to the profile of the contemporary archivist.
author_additional FURTADO, Renata Lira
author_additionalStr FURTADO, Renata Lira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MARQUES, Ariadne Pinto
title Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
title_short Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
title_full Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
title_fullStr Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
title_full_unstemmed Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
title_sort competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6353
_version_ 1787238525880500224
score 11.753735