Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários

The present work tries to understand the conceptions of literature for children/youth that underlie the practice of teachers in training of students. We believe that the treatment of children 's/juvenile Literature targeting only the skill of reading becomes adequate for the formation of literary...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Maria Jucinéia Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6364
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6364
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63642023-11-24T03:07:09Z Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários SOUSA, Maria Jucinéia Oliveira SOUZA, Helius Cezar Tocantins http://lattes.cnpq.br/2046392455224374 Literatura infanto/juvenil Leitura e Ensino Children's/juvenile literature Reading and Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The present work tries to understand the conceptions of literature for children/youth that underlie the practice of teachers in training of students. We believe that the treatment of children 's/juvenile Literature targeting only the skill of reading becomes adequate for the formation of literary reader. And so the good reader is that one who is involved in a relationship of interaction with literary, finds meaning when read and try to understand and relate with them and the world around, building and developing new meanings from what was read. Only in this way, the reading can contribute significantly in a literate society, the citizenship exercise and intellectual development. For this reason, we need the Infant/Juvenile book to be pleasing to the eye of students and to have a charming text by stimulating the reader imagination. The central problem of this thesis focuses on how teachers conceive and develop the proposal of children's literature/youth E.M.E.F. Santa Clara, in Thailand city from Pará. O presente trabalho busca compreender as concepções de literatura Infanto/Juvenil que fundamentam a prática dos professores na formação dos alunos. Entendemos que o tratamento da Literatura Infanto/juvenil visando somente à habilidade de leitura torna-se inadequado para a formação de leitor literário. Pois, o bom leitor é aquele que envolvido numa relação de interação com a obra literária, encontra significado quando lê, procura compreender o texto e relaciona com o mundo à sua volta, construindo e elaborando novos significados do que foi lido. Só assim, a leitura pode contribuir de forma significativa numa sociedade letrada, no exercício da cidadania e no desenvolvimento intelectual. Para isso, é preciso que o livro literário seja agradável aos olhos e possua um texto encantador, estimulando o imaginário do leitor. O problema central dessa tese versa sobre como os professores concebem e desenvolvem a proposta da literatura Infanto/Juvenil na E.M.E.F. Santa Clara, no município de Tailândia. 2023-11-23T20:17:36Z 2023-11-23T20:17:36Z 2014-06-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Maria Jucinéia Oliveira. Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários. Orientador: Helius Cezar Tocantins Souza. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tailânida, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6364. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6364 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Literatura infanto/juvenil
Leitura e Ensino
Children's/juvenile literature
Reading and Teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Literatura infanto/juvenil
Leitura e Ensino
Children's/juvenile literature
Reading and Teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SOUSA, Maria Jucinéia Oliveira
Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
topic_facet Literatura infanto/juvenil
Leitura e Ensino
Children's/juvenile literature
Reading and Teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The present work tries to understand the conceptions of literature for children/youth that underlie the practice of teachers in training of students. We believe that the treatment of children 's/juvenile Literature targeting only the skill of reading becomes adequate for the formation of literary reader. And so the good reader is that one who is involved in a relationship of interaction with literary, finds meaning when read and try to understand and relate with them and the world around, building and developing new meanings from what was read. Only in this way, the reading can contribute significantly in a literate society, the citizenship exercise and intellectual development. For this reason, we need the Infant/Juvenile book to be pleasing to the eye of students and to have a charming text by stimulating the reader imagination. The central problem of this thesis focuses on how teachers conceive and develop the proposal of children's literature/youth E.M.E.F. Santa Clara, in Thailand city from Pará.
author_additional SOUZA, Helius Cezar Tocantins
author_additionalStr SOUZA, Helius Cezar Tocantins
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Maria Jucinéia Oliveira
title Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
title_short Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
title_full Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
title_fullStr Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
title_full_unstemmed Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
title_sort contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6364
_version_ 1787238450605326336
score 11.674752