Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará

The present research investigates the quilombola identity related to the pedagogical practices offered by the school in the minor elementary school through, among the data collection techniques were conducted interviews and dynamics of conversation wheel with the students of elementary education inc...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Manuel Baia
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6409
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6409
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64092023-11-28T03:06:34Z Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará SANTOS, Manuel Baia LIMA FILHO, Petronio Medeiros http://lattes.cnpq.br/9388185898757033 Identidade Quilombola Educação Quilombola Escola Quilombola Remanescente Prática pedagógica Quilombola identity Quilombola education Quilombolas chool Remaining Pedagogical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present research investigates the quilombola identity related to the pedagogical practices offered by the school in the minor elementary school through, among the data collection techniques were conducted interviews and dynamics of conversation wheel with the students of elementary education including the infantile education in which they were photographic records and gave a questionnaire to the teachers, in addition, we made the participant observation. We discuss the category identity as belonging and correlation with environment and territory in which they live. The research identified that it is necessary to value the quilombola identity of the community in a more effective way, not only in specific periods, but a permanent pedagogical political work and the school. A presente pesquisa investiga a identidade quilombola relacionada com as práticas pedagógicas oferecidas pela escola no ensino fundamental menor mediante, entre as técnicas de coletas de dados foram realizadas entrevistas e dinâmicas de roda de conversa com os alunos do ensino fundamental incluindo a educação infantil no qual foram realizados registros fotográficos e entregue um questionário para os professores, além disso, realizamos a observação participante. Discutimos a categoria identidade como pertença e correlação com ambiente e território em que vivem. A pesquisa identificou que se faz necessário valorizar a identidade quilombola da comunidade de maneira mais efetiva, não somente em períodos específicos, mas um trabalho político pedagógico permanente na escola 2023-11-27T18:07:54Z 2023-11-27T18:07:54Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Manuel Baia. Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará. Orientador: Petrônio Medeiros Lima Filho. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6409. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6409 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Identidade Quilombola
Educação Quilombola
Escola Quilombola
Remanescente
Prática pedagógica
Quilombola identity
Quilombola education
Quilombolas chool
Remaining
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Identidade Quilombola
Educação Quilombola
Escola Quilombola
Remanescente
Prática pedagógica
Quilombola identity
Quilombola education
Quilombolas chool
Remaining
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Manuel Baia
Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará
topic_facet Identidade Quilombola
Educação Quilombola
Escola Quilombola
Remanescente
Prática pedagógica
Quilombola identity
Quilombola education
Quilombolas chool
Remaining
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present research investigates the quilombola identity related to the pedagogical practices offered by the school in the minor elementary school through, among the data collection techniques were conducted interviews and dynamics of conversation wheel with the students of elementary education including the infantile education in which they were photographic records and gave a questionnaire to the teachers, in addition, we made the participant observation. We discuss the category identity as belonging and correlation with environment and territory in which they live. The research identified that it is necessary to value the quilombola identity of the community in a more effective way, not only in specific periods, but a permanent pedagogical political work and the school.
author_additional LIMA FILHO, Petronio Medeiros
author_additionalStr LIMA FILHO, Petronio Medeiros
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Manuel Baia
title Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará
title_short Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará
title_full Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará
title_fullStr Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará
title_full_unstemmed Identidade Quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola Santo André, município de Abaetetuba – Pará
title_sort identidade quilombola e as práticas pedagógicas no ensino fundamental da escola santo andré, município de abaetetuba – pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6409
_version_ 1787238458083770368
score 11.753735