Dissertação

Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente

Esta dissertação tem como tema: Prática Pedagógica e Construção de identidade Sateré-Mawé. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa que focaliza elementos da cultura na sua relação com a prática pedagógica do professor. O nosso objetivo com este material é de possibilitar uma melhor re-probl...

ver descrição completa

Autor principal: Esteves, Carlos Dinelli
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7292408537786448
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3202
Resumo:
Esta dissertação tem como tema: Prática Pedagógica e Construção de identidade Sateré-Mawé. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa que focaliza elementos da cultura na sua relação com a prática pedagógica do professor. O nosso objetivo com este material é de possibilitar uma melhor re-problematização da prática pedagógica, considerando que a construção da identidade acontece na realidade sociocultural onde está inserida a escola. Dentro desta problemática compreendemos que a identidade é inerente ao tipo de sujeito que é construído no mundo através de sua cultura. Suscitar fatos reais de caráter co-existentes a partir dos mitos foi o caminho mais coerente para construirmos algumas hipóteses referentes à nossa temática de estudo. Por esse motivo, foi necessário nortearmos uma construção teórica que viesse demonstrar aspectos relacionados com a convivência do Sateré-Mawé enquanto sujeito de sua história. A pesquisa de campo consistiu em coletas de dados por meio de entrevistas com professores, alunos e comunitários. No primeiro capítulo trabalhamos os significados históricos do que vem a ser o Sateré-Mawé, a partir de suas relações interétnicas com outros grupos sociais. No segundo capítulo tratamos da prática pedagógica e sua relação com a construção identitária. Esse aspecto será abordado a partir de concepções voltadas para o cotidiano, procurando com isso compreender alguns pontos significantes da identidade no processo pedagógico Sateré-Mawé.