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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especi...
Autor principal: | SANTOS, Rosane Andréia Silva dos |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642 |
Resumo: |
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O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especificidades das turmas multisseriadas. Considerou-se no processo de investigação a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desta pesquisa foram: o coordenador geral do Programa, a coordenadora pedagógica, duas educadoras formadoras, uma da área de Linguagens e outra de Ciências Naturais e três educadoras cursistas. Os resultados apontaram que o Programa contribuiu para o entendimento da concepção de Educação do Campo e multisserie, assim como na construção de recursos pedagógicos que auxiliassem a prática docente no atendimento as especificidades das turmas multisseriadas. Um programa dessa natureza é capaz de contribuir com a transformação da realidade educacional, de potencializar a concepção dos sujeitos na compreensão do campo como território de vida, onde se produz e reproduz suas condições de existência. |