/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especi...
Autor principal: | SANTOS, Rosane Andréia Silva dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-642 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6422020-09-06T12:02:50Z A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará SANTOS, Rosane Andréia Silva dos SILVA, Maria Divanete Sousa da http://lattes.cnpq.br/1595141657356536 Professores - Formação Educação rural Educação do campo Acará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especificidades das turmas multisseriadas. Considerou-se no processo de investigação a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desta pesquisa foram: o coordenador geral do Programa, a coordenadora pedagógica, duas educadoras formadoras, uma da área de Linguagens e outra de Ciências Naturais e três educadoras cursistas. Os resultados apontaram que o Programa contribuiu para o entendimento da concepção de Educação do Campo e multisserie, assim como na construção de recursos pedagógicos que auxiliassem a prática docente no atendimento as especificidades das turmas multisseriadas. Um programa dessa natureza é capaz de contribuir com a transformação da realidade educacional, de potencializar a concepção dos sujeitos na compreensão do campo como território de vida, onde se produz e reproduz suas condições de existência. 2018-08-22T16:59:33Z 2018-08-22T16:59:33Z 2018-03-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rosane Andréia Silva dos. A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Professores - Formação Educação rural Educação do campo Acará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Professores - Formação Educação rural Educação do campo Acará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SANTOS, Rosane Andréia Silva dos A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará |
topic_facet |
Professores - Formação Educação rural Educação do campo Acará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especificidades das turmas multisseriadas. Considerou-se no processo de investigação a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desta pesquisa foram: o coordenador geral do Programa, a coordenadora pedagógica, duas educadoras formadoras, uma da área de Linguagens e outra de Ciências Naturais e três educadoras cursistas. Os resultados apontaram que o Programa contribuiu para o entendimento da concepção de Educação do Campo e multisserie, assim como na construção de recursos pedagógicos que auxiliassem a prática docente no atendimento as especificidades das turmas multisseriadas. Um programa dessa natureza é capaz de contribuir com a transformação da realidade educacional, de potencializar a concepção dos sujeitos na compreensão do campo como território de vida, onde se produz e reproduz suas condições de existência. |
author_additional |
SILVA, Maria Divanete Sousa da |
author_additionalStr |
SILVA, Maria Divanete Sousa da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Rosane Andréia Silva dos |
title |
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará |
title_short |
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará |
title_full |
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará |
title_fullStr |
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará |
title_full_unstemmed |
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará |
title_sort |
formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do programa escola da terra, das Águas e da floresta da amazônia paraense em acará |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642 |
_version_ |
1787154547794247680 |
score |
11.755432 |