Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará

O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especi...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Rosane Andréia Silva dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-642
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6422020-09-06T12:02:50Z A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará SANTOS, Rosane Andréia Silva dos SILVA, Maria Divanete Sousa da http://lattes.cnpq.br/1595141657356536 Professores - Formação Educação rural Educação do campo Acará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especificidades das turmas multisseriadas. Considerou-se no processo de investigação a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desta pesquisa foram: o coordenador geral do Programa, a coordenadora pedagógica, duas educadoras formadoras, uma da área de Linguagens e outra de Ciências Naturais e três educadoras cursistas. Os resultados apontaram que o Programa contribuiu para o entendimento da concepção de Educação do Campo e multisserie, assim como na construção de recursos pedagógicos que auxiliassem a prática docente no atendimento as especificidades das turmas multisseriadas. Um programa dessa natureza é capaz de contribuir com a transformação da realidade educacional, de potencializar a concepção dos sujeitos na compreensão do campo como território de vida, onde se produz e reproduz suas condições de existência. 2018-08-22T16:59:33Z 2018-08-22T16:59:33Z 2018-03-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Rosane Andréia Silva dos. A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores - Formação
Educação rural
Educação do campo
Acará (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Professores - Formação
Educação rural
Educação do campo
Acará (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SANTOS, Rosane Andréia Silva dos
A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
topic_facet Professores - Formação
Educação rural
Educação do campo
Acará (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O presente trabalho trata da formação dos educadores do campo, por meio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense realizado no município de Acará/PA. Teve como objetivo analisar as contribuições do programa na formação dos educadores/as do campo considerando as especificidades das turmas multisseriadas. Considerou-se no processo de investigação a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os sujeitos desta pesquisa foram: o coordenador geral do Programa, a coordenadora pedagógica, duas educadoras formadoras, uma da área de Linguagens e outra de Ciências Naturais e três educadoras cursistas. Os resultados apontaram que o Programa contribuiu para o entendimento da concepção de Educação do Campo e multisserie, assim como na construção de recursos pedagógicos que auxiliassem a prática docente no atendimento as especificidades das turmas multisseriadas. Um programa dessa natureza é capaz de contribuir com a transformação da realidade educacional, de potencializar a concepção dos sujeitos na compreensão do campo como território de vida, onde se produz e reproduz suas condições de existência.
author_additional SILVA, Maria Divanete Sousa da
author_additionalStr SILVA, Maria Divanete Sousa da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Rosane Andréia Silva dos
title A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
title_short A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
title_full A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
title_fullStr A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
title_full_unstemmed A formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia paraense em Acará
title_sort formação permanente do/a educador/a do campo: um estudo a partir do programa escola da terra, das Águas e da floresta da amazônia paraense em acará
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/642
_version_ 1787154547794247680
score 11.755432