Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do...

ver descrição completa

Autor principal: SOARES, Sheila de Cássia da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6445
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64452023-12-06T03:06:16Z Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica SOARES, Sheila de Cássia da Silva BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 ARAÚJO, Rafaela Lebrego http://lattes.cnpq.br/4956904563500916 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 educação ambiental formação de professores metodologias ativas residência pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Integrado de Ensino (PIE) com o planejamento de ações de investigação voltadas para a temática dos resíduos sólidos. Os estudantes foram orientados a registrar, por meio de fotografias, o descarte de resíduos ao longo do trajeto de casa para a escola para, posteriormente montagem de um painel. Apesar de algumas dificuldades, os alunos demonstraram compreensão sobre o tema, associando-o à vida cotidiana. Julgamos os resultados positivos, dada a ampla participação dos alunos na elaboração do trabalho. A oportunidade de orientar essa atividade no âmbito do PRP possibilitou observar a resposta dos alunos à metodologia desenvolvida, bem como os diversos desafios que permeiam a prática docente 2023-12-05T20:44:03Z 2023-12-05T20:44:03Z 2023-10-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOARES, Sheila de Cássia da Silva. Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos, Coorientadora: Rafaela Lebrego Araújo. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic educação ambiental
formação de professores
metodologias ativas
residência pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle educação ambiental
formação de professores
metodologias ativas
residência pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SOARES, Sheila de Cássia da Silva
Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica
topic_facet educação ambiental
formação de professores
metodologias ativas
residência pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Integrado de Ensino (PIE) com o planejamento de ações de investigação voltadas para a temática dos resíduos sólidos. Os estudantes foram orientados a registrar, por meio de fotografias, o descarte de resíduos ao longo do trajeto de casa para a escola para, posteriormente montagem de um painel. Apesar de algumas dificuldades, os alunos demonstraram compreensão sobre o tema, associando-o à vida cotidiana. Julgamos os resultados positivos, dada a ampla participação dos alunos na elaboração do trabalho. A oportunidade de orientar essa atividade no âmbito do PRP possibilitou observar a resposta dos alunos à metodologia desenvolvida, bem como os diversos desafios que permeiam a prática docente
author_additional BASTOS, Sandra Nazaré Dias
author_additionalStr BASTOS, Sandra Nazaré Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOARES, Sheila de Cássia da Silva
title Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica
title_short Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica
title_full Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica
title_fullStr Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica
title_full_unstemmed Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica
title_sort educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no programa residência pedagógica
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445
_version_ 1787238531835363328
score 11.753735