/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do...
Autor principal: | SOARES, Sheila de Cássia da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6445 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64452023-12-06T03:06:16Z Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica SOARES, Sheila de Cássia da Silva BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 ARAÚJO, Rafaela Lebrego http://lattes.cnpq.br/4956904563500916 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 educação ambiental formação de professores metodologias ativas residência pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Integrado de Ensino (PIE) com o planejamento de ações de investigação voltadas para a temática dos resíduos sólidos. Os estudantes foram orientados a registrar, por meio de fotografias, o descarte de resíduos ao longo do trajeto de casa para a escola para, posteriormente montagem de um painel. Apesar de algumas dificuldades, os alunos demonstraram compreensão sobre o tema, associando-o à vida cotidiana. Julgamos os resultados positivos, dada a ampla participação dos alunos na elaboração do trabalho. A oportunidade de orientar essa atividade no âmbito do PRP possibilitou observar a resposta dos alunos à metodologia desenvolvida, bem como os diversos desafios que permeiam a prática docente 2023-12-05T20:44:03Z 2023-12-05T20:44:03Z 2023-10-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOARES, Sheila de Cássia da Silva. Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos, Coorientadora: Rafaela Lebrego Araújo. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
educação ambiental formação de professores metodologias ativas residência pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
educação ambiental formação de professores metodologias ativas residência pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SOARES, Sheila de Cássia da Silva Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica |
topic_facet |
educação ambiental formação de professores metodologias ativas residência pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato das experiências de uma professora em formação vivenciadas em uma escola da rede pública de ensino, em Bragança, Pará, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES/UFPA). Nesse caminho, as atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto Integrado de Ensino (PIE) com o planejamento de ações de investigação voltadas para a temática dos resíduos sólidos. Os estudantes foram orientados a registrar, por meio de fotografias, o descarte de resíduos ao longo do trajeto de casa para a escola para, posteriormente montagem de um painel. Apesar de algumas dificuldades, os alunos demonstraram compreensão sobre o tema, associando-o à vida cotidiana. Julgamos os resultados positivos, dada a ampla participação dos alunos na elaboração do trabalho. A oportunidade de orientar essa atividade no âmbito do PRP possibilitou observar a resposta dos alunos à metodologia desenvolvida, bem como os diversos desafios que permeiam a prática docente |
author_additional |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
author_additionalStr |
BASTOS, Sandra Nazaré Dias |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOARES, Sheila de Cássia da Silva |
title |
Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica |
title_short |
Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica |
title_full |
Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica |
title_fullStr |
Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no Programa Residência Pedagógica |
title_sort |
educação ambiental, resíduos sólidos e fotografias: experiências formativas no programa residência pedagógica |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6445 |
_version_ |
1787238531835363328 |
score |
11.753735 |