Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMSCAMP) na Universidade Federal do Pará - Campus Belém

Over the years, the increasing prioritization of motorized transport modes by society, as the main means of travel, has led to negative consequences for the environment and significant challenges for transportation. This phenomenon boosted the relevance of the discussion on the sustainability of...

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Autor principal: MATOS, Ana Carolina de Almeida
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6544
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65442024-01-19T03:06:08Z Cálculo do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMSCAMP) na Universidade Federal do Pará - Campus Belém Calculation of the sustainable urban mobility index (IMSCAMP) at the federal university of Pará - Belém campus MATOS, Ana Carolina de Almeida AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo http://lattes.cnpq.br/2898030959868513 Mobilidade Urbana Sustentabilidade IMSCamp Infraestrutura Urban Mobility Sustainability IMSCamp Infrastructure CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES Over the years, the increasing prioritization of motorized transport modes by society, as the main means of travel, has led to negative consequences for the environment and significant challenges for transportation. This phenomenon boosted the relevance of the discussion on the sustainability of modern cities. Therefore, this study aims to investigate the conditions of sustainable urban mobility on the Belém Campus of the Federal University of Pará, through the application of the Sustainable Mobility Index for University Campus – IMSCamp, developed by Oliveira (2015), focusing on the domain of “infrastructure”. To this end, the characteristics of the campus related to motorized and non-motorized modes of travel, as well as accessibility issues, were analyzed through questionnaires applied to campus users and engineers specializing in transport, in addition to carrying out data collection in the field, adopting the methodology proposed by Oliveira (2015). The index result was 0.462 for the campus, on a scale from 0, considered very bad, to 1, considered very good. Therefore, the result is considered unsatisfactory. However, in a comparative ranking between 04 university campuses that used the same method, although the index result was low, the Belém campus was positioned in 2nd place, among the 04 evaluated. It is noteworthy that the main challenge identified for the Belém Campus was the “Campus access infrastructure” indicator, which presented the lowest performance among those analyzed. The indicator “Quality of roads on Campus” represented the greatest satisfaction among users. These results indicate the need for targeted actions to improve the conditions of sustainable mobility both at the macro level, referring to the city of Belém, and in the surroundings of large Travel Generating Centers, such as the UFPA Belém Campus, making use of isolated results of each indicator in this study to guide intervention strategies for improvements. Com o passar dos anos, a crescente priorização dos modos de transportes motorizados pela sociedade, como principal meio de deslocamento, acarretou consequências negativas para o meio ambiente e desafios significativos para a locomoção. Esse fenômeno impulsionou a relevância da discussão sobre a sustentabilidade das cidades modernas.. Dessa forma, este estudo tem como objetivo investigar as condições de mobilidade urbana sustentável no Campus Belém da Universidade Federal do Pará, por meio da aplicação do Índice de Mobilidade Sustentável para Campus Universitário – IMSCamp, desenvolvido por Oliveira (2015), com enfoque no domínio de “infraestrutura”. Para isso, foram analisadas as características do campus relacionadas aos modos de deslocamento motorizados e não motorizados, bem como às questões de acessibilidade, através de questionários aplicados aos usuários do campus e a engenheiros especializados em transportes, além da realização de coleta de dados em campo, adotando-se a metodologia proposta por Oliveira (2015). O resultado do índice foi de 0,462 para o campus, em uma escala de 0, considerado muito ruim, a 1, considerado muito bom. Sendo, então, um resultado considerado insatisfatório. No entanto, em um ranking comparativo entre 04 campi universitários que empregaram o mesmo método, embora o resultado do índice tenha sido baixo, o campus de Belém posicionou-se em 2° lugar, dentre os 04 avaliados. Ressalta-se que o principal desafio identificado para o Campus Belém foi o indicador de “Infraestrutura de acesso ao Campus”, que apresentou o menor desempenho dentre os analisados. Já o indicador “Qualidade das vias no Campus” representou a maior satisfação pelos usuários. Estes resultados indicam a necessidade de ações direcionadas para aprimorar as condições de mobilidade sustentável tanto no âmbito macro, referente à cidade de Belém, como no entorno de grandes Polos Geradores de Viagem, como o Campus Belém da UFPA, podendo-se utilizar dos resultados isolados de cada indicador desse estudo para orientar estratégias de intervenção para melhorias. 2024-01-18T13:40:06Z 2024-01-18T13:40:06Z 2023-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MATOS, Ana Carolina de Almeida. Cálculo do índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMSCAMP) na Universidade Federal do Pará - Campus Belém. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar . 2023. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6544. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6544 Acesso Aberto PDF Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
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