Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada

This work studies and narrates the role of children's literature in the course of an experience lived during an internship experience, in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and during studies and work with the Sertão das Águas Laboratory: literacy, reading , writing, c...

ver descrição completa

Autor principal: PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6553
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6553
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65532024-01-25T03:00:54Z Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos LUCIO, Elizabeth Orofino http://lattes.cnpq.br/9802121543478378 https://orcid.org/0000-0002-3446-5530 Literatura infantojuvenil Children's Literature Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Docência Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS This work studies and narrates the role of children's literature in the course of an experience lived during an internship experience, in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and during studies and work with the Sertão das Águas Laboratory: literacy, reading , writing, children's literature, cyberculture, training and teaching work. It aims to weave paths between children's literature and interdisciplinary and multidimensional pedagogical work, favoring learning and using children's language and literature as a basis for dialogue. From a discursive perspective (SMOLKA, 2012) of thinking about literacy, this work intends to discuss a way of working language and literature in different areas of knowledge, in an interdisciplinary way, taking into account that knowledge is not a linear knowledge and has several complexities (MORIN.1990, p.8), external and internal, psychological, affective and cultural factors, which must be considered when we think about teaching-learning. Immersed in experiences in the classroom, together with experiences in the Sertão das Águas laboratory, I was able to implicitly live formative moments with actual students, aligning the discursive perspective, children's literature and interdisciplinary practices, in different ways, according to the curriculum and calendar current school in order to assist the teacher in the classroom, creating plans and didactic sequences, developing interdisciplinary strategies based on literature, making it focus and protagonist together with children, the primary subjects of this work. Este trabalho estuda e narra o papel da literatura infantojuvenil no decorrer de uma experiência vivida durante um estágio, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e durante estudos e trabalhos com o Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura infantojuvenil, cibercultura, formação e trabalho docente.Objetiva tecer caminhos entre literatura infantojuvenil e trabalho pedagógico interdisciplinar e multidimensional favorecendo a aprendizagem e utilizando a linguagem e a literatura infantojuvenil como base de interlocução. A partir de uma perspectiva discursiva de pensar as alfabetizações, este trabalho tem a intenção de discutir um modo de trabalhar a linguagem e a literatura nas diversas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, levando em consideração que o conhecimento não é um saber linear e possui diversas complexidades , fatores externos e internos, psicológicos, afetivos e culturais, que devem ser considerados quando pensamos em ensino-aprendizagem. Imersos em experiências em sala de aula, em conjunto com as vivências no laboratório Sertão das águas pude, de maneira implicada, viver momentos formativos com os alunos de fato, alinhando a perspectiva discursiva, literatura infanto juvenil e práticas interdisciplinares, de diversas maneiras, conforme o currículo e calendário escolar vigente de maneira a auxiliar a professora regente em sala de aula, criando planos e sequências didáticas, elaborando estratégias interdisciplinares tomando como base a literatura, a tornando-a foco e protagonista em conjunto com as crianças, os sujeitos primeiros deste trabalho. 2024-01-24T11:32:46Z 2024-01-24T11:32:46Z 2021-10-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos. Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada. Orientadora: Elizabeth Orofino Lucio. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6553. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6553 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Literatura infantojuvenil
Children's Literature
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Docência
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Literatura infantojuvenil
Children's Literature
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Docência
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos
Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
topic_facet Literatura infantojuvenil
Children's Literature
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Docência
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description This work studies and narrates the role of children's literature in the course of an experience lived during an internship experience, in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and during studies and work with the Sertão das Águas Laboratory: literacy, reading , writing, children's literature, cyberculture, training and teaching work. It aims to weave paths between children's literature and interdisciplinary and multidimensional pedagogical work, favoring learning and using children's language and literature as a basis for dialogue. From a discursive perspective (SMOLKA, 2012) of thinking about literacy, this work intends to discuss a way of working language and literature in different areas of knowledge, in an interdisciplinary way, taking into account that knowledge is not a linear knowledge and has several complexities (MORIN.1990, p.8), external and internal, psychological, affective and cultural factors, which must be considered when we think about teaching-learning. Immersed in experiences in the classroom, together with experiences in the Sertão das Águas laboratory, I was able to implicitly live formative moments with actual students, aligning the discursive perspective, children's literature and interdisciplinary practices, in different ways, according to the curriculum and calendar current school in order to assist the teacher in the classroom, creating plans and didactic sequences, developing interdisciplinary strategies based on literature, making it focus and protagonist together with children, the primary subjects of this work.
author_additional LUCIO, Elizabeth Orofino
author_additionalStr LUCIO, Elizabeth Orofino
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos
title Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
title_short Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
title_full Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
title_fullStr Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
title_full_unstemmed Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
title_sort fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6553
_version_ 1796836711448182784
score 11.680425