Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos

The purpose of this work is to provide teachers in initial training with the knowledge of different active methodologies to offer better scientific literacy through remote teaching. For this, it is essential to provide contact through experiences, with other practices that may arouse interest for bo...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6559
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6559
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65592024-01-25T03:06:50Z Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e RAPOSO, Elinete Oliveira http://lattes.cnpq.br/6737474841439654 COSTA, Chirla Miranda da http://lattes.cnpq.br/6172435058557264 https://orcid.org/0000-0001-8995-0296 Ensino remoto :Remote teaching Formação de professores Teacher training Metodologias ativas Active methodologies Alfabetização científica Scientific literacy Resíduo sólido Solid waste CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS The purpose of this work is to provide teachers in initial training with the knowledge of different active methodologies to offer better scientific literacy through remote teaching. For this, it is essential to provide contact through experiences, with other practices that may arouse interest for both students and teachers. In this work, the question was: what are the challenges and contributions of a mini-course on solid waste for the initial training of teachers in the first years of elementary school? How can active methodologies, more specifically remote teaching, contribute to scientific literacy in the early years of teaching? For this, a short course was held, developed remotely, with synchronous and asynchronous activities. For data preparation and analysis, we have the following records: photography, audio-recording, video, notes and a questionnaire. The data are organized in the fourth chapter into sections called mandatory stops. In the data analysis, it was noticed that the participants engaged in the activities and reflected on their training, through texts written by the students themselves on the subject discussed, the photographic exhibitions and, in addition to contributing to the questionnaire, we were able to obtain responses from the interesting participants about the design of solid waste and the importance of this mini-course in teacher training. The present work sought to contribute to the formation of undergraduate students, more specifically from the Integrated Licensing course, by suggesting and analyzing a methodological action that aims to encourage scientific literacy through an active methodology during the period of emergency remote teaching. O propósito deste trabalho é proporcionar aos professores em formação inicial o conhecimento com as diferentes metodologias ativas para oferecer uma melhor alfabetização científica, através do ensino remoto. Para isso, torna-se essencial proporcionar o contato por meio das experiências, com outras práticas que possam despertar o interesse tanto para os discentes quanto para os docentes. Neste trabalho questionou-se: quais os desafios e as contribuições de um minicurso sobre resíduos sólidos para a formação inicial de professores a partir de metodologias ativas no contexto do ensino remoto? Para isto, foi realizado um minicurso, desenvolvido de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. Para elaboração e análise de dados, contamos com os seguintes registros: fotografia, áudio-gravação, vídeo, anotações e um questionário. Os dados estão organizados no quarto capítulo em seções denominadas paradas obrigatórias. Percebeu-se que os participantes se engajaram nas atividades e refletiram acerca da sua formação, por meio de exposições fotográficas, elaboração de textos; além das respostas obtidas pelo questionário, mostrando suas concepções sobre as atividades empregadas e a importância desse minicurso na formação de professores. Apesar das dificuldades com aulas remotas, os discentes tiveram êxito na entrega das atividades e participaram ativamente das discussões, o que contribuiu para as reflexões acerca do tema abordado. 2024-01-24T13:56:08Z 2024-01-24T13:56:08Z 2021-06-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e. Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos. Orientadora: Profa. Dra. Elinete Oliveira Raposo. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6559. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6559 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino remoto
:Remote teaching
Formação de professores
Teacher training
Metodologias ativas
Active methodologies
Alfabetização científica
Scientific literacy
Resíduo sólido
Solid waste
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Ensino remoto
:Remote teaching
Formação de professores
Teacher training
Metodologias ativas
Active methodologies
Alfabetização científica
Scientific literacy
Resíduo sólido
Solid waste
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e
Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
topic_facet Ensino remoto
:Remote teaching
Formação de professores
Teacher training
Metodologias ativas
Active methodologies
Alfabetização científica
Scientific literacy
Resíduo sólido
Solid waste
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description The purpose of this work is to provide teachers in initial training with the knowledge of different active methodologies to offer better scientific literacy through remote teaching. For this, it is essential to provide contact through experiences, with other practices that may arouse interest for both students and teachers. In this work, the question was: what are the challenges and contributions of a mini-course on solid waste for the initial training of teachers in the first years of elementary school? How can active methodologies, more specifically remote teaching, contribute to scientific literacy in the early years of teaching? For this, a short course was held, developed remotely, with synchronous and asynchronous activities. For data preparation and analysis, we have the following records: photography, audio-recording, video, notes and a questionnaire. The data are organized in the fourth chapter into sections called mandatory stops. In the data analysis, it was noticed that the participants engaged in the activities and reflected on their training, through texts written by the students themselves on the subject discussed, the photographic exhibitions and, in addition to contributing to the questionnaire, we were able to obtain responses from the interesting participants about the design of solid waste and the importance of this mini-course in teacher training. The present work sought to contribute to the formation of undergraduate students, more specifically from the Integrated Licensing course, by suggesting and analyzing a methodological action that aims to encourage scientific literacy through an active methodology during the period of emergency remote teaching.
author_additional RAPOSO, Elinete Oliveira
author_additionalStr RAPOSO, Elinete Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e
title Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
title_short Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
title_full Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
title_fullStr Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
title_full_unstemmed Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
title_sort metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6559
_version_ 1796836712377221120
score 11.674752