Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia

In the current context of education, with the sudden change in the form of teaching that went from classroom to remote teaching, it is necessary to investigate the changes that have occurred in the pedagogical practices of teachers in the public school system. In this sense, we raise the following q...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Edna Maria dos Santos da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6567
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6567
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65672024-01-25T03:07:23Z O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia SILVA, Edna Maria dos Santos da MAGNO, Cleide Maria Velasco http://lattes.cnpq.br/7428422346433907 https://orcid.org/0000-0002-6819-9541 Pantemia Pandemic Ensino Remoto Remote Teaching Práticas Docentes Teaching Practices Educação Básica Basic education Pesquisa Narrativa Narrative Research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS In the current context of education, with the sudden change in the form of teaching that went from classroom to remote teaching, it is necessary to investigate the changes that have occurred in the pedagogical practices of teachers in the public school system. In this sense, we raise the following question: in what terms do teachers express perceptions in relation to their educational practices in times of pandemic? The objective was to understand the perceptions about the practices of teachers in this scenario, in addition to explaining the educational practices during the pandemic period, the difficulties encountered and the solutions adopted. I assume the Narrative Research, having as object, the testimonies of three Basic Education teachers from the municipal school system of Belém, expressed through semi-structured interviews, carried out via digital applications. Such interviews constitute the corpus of the research that was analyzed through discursive textual analysis. In the teachers' perceptions, remote teaching, like face-toface teaching, can only be developed in its entirety with direct contact between students and teacher, and that this lack of contact combined with a deficit of access to digital technologies (smartphone and internet), contributed to the regression in the development of student learning. No contexto atual da educação, com a mudança brusca da forma de ensino que passou do presencial para o ensino remoto, é necessário que se investigue as mudanças ocorridas nas práticas pedagógicas de professores da rede pública de ensino. Nesse sentido, levantei a seguinte questão: em que termos os professores expressam percepções em relação às suas práticas educacionais em tempos de pandemia? O objetivo foi compreender as percepções sobre as práticas de professores nesse cenário, além de explicitar as práticas educacionais no período da pandemia, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas. Assumo a Pesquisa Narrativa, tendo como objeto, os depoimentos de três professores da Educação Básica da rede municipal de ensino de Belém, manifestada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas via aplicativos digitais. Tais entrevistas constitui o corpus da pesquisa que foi analisada por meio da análise textual discursiva. Nas percepções dos professores o ensino remoto, como o ensino presencial, só pode ser desenvolvido na sua totalidade com o contato direto entre alunos e professor, e que essa falta de contato aliada a um déficit de acesso a tecnologias digitais (smartphone e internet), contribuíram para a regressão no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. 2024-01-24T14:29:42Z 2024-01-24T14:29:42Z 2021-06-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Edna Maria dos Santos da. O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia. Orientadora: Profa. Dra. Cleide Maria Velasco Magno. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6567 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Pantemia
Pandemic
Ensino Remoto
Remote Teaching
Práticas Docentes
Teaching Practices
Educação Básica
Basic education
Pesquisa Narrativa
Narrative Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Pantemia
Pandemic
Ensino Remoto
Remote Teaching
Práticas Docentes
Teaching Practices
Educação Básica
Basic education
Pesquisa Narrativa
Narrative Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
SILVA, Edna Maria dos Santos da
O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
topic_facet Pantemia
Pandemic
Ensino Remoto
Remote Teaching
Práticas Docentes
Teaching Practices
Educação Básica
Basic education
Pesquisa Narrativa
Narrative Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description In the current context of education, with the sudden change in the form of teaching that went from classroom to remote teaching, it is necessary to investigate the changes that have occurred in the pedagogical practices of teachers in the public school system. In this sense, we raise the following question: in what terms do teachers express perceptions in relation to their educational practices in times of pandemic? The objective was to understand the perceptions about the practices of teachers in this scenario, in addition to explaining the educational practices during the pandemic period, the difficulties encountered and the solutions adopted. I assume the Narrative Research, having as object, the testimonies of three Basic Education teachers from the municipal school system of Belém, expressed through semi-structured interviews, carried out via digital applications. Such interviews constitute the corpus of the research that was analyzed through discursive textual analysis. In the teachers' perceptions, remote teaching, like face-toface teaching, can only be developed in its entirety with direct contact between students and teacher, and that this lack of contact combined with a deficit of access to digital technologies (smartphone and internet), contributed to the regression in the development of student learning.
author_additional MAGNO, Cleide Maria Velasco
author_additionalStr MAGNO, Cleide Maria Velasco
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Edna Maria dos Santos da
title O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
title_short O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
title_full O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
title_fullStr O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
title_full_unstemmed O ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
title_sort o ensino remoto e práticas docentes na educação básica em tempos de pandemia
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6567
_version_ 1796836713741418496
score 11.674684