Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde

A presente pesquisa é de caráter qualitativo cujo objetivo foi compreender de que maneira a cultura negra é desenvolvida na escolarização da comunidade quilombo de Campo Verde, para responder os seguintes questionamentos: Há influência da cultura negra na escolarização e/ou nos processos pedagógicos...

ver descrição completa

Autor principal: CORDEIRO, Edevania Nogueira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6568
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6568
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65682024-01-25T03:07:16Z Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde CORDEIRO, Edevania Nogueira ALVES, Edivania Santos http://lattes.cnpq.br/0906438826727019 https://orcid.org/0000-0001-8996-2174 Cultura negra Educação Quilombola Escolarização Escola quilombola Campo Verde CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS A presente pesquisa é de caráter qualitativo cujo objetivo foi compreender de que maneira a cultura negra é desenvolvida na escolarização da comunidade quilombo de Campo Verde, para responder os seguintes questionamentos: Há influência da cultura negra na escolarização e/ou nos processos pedagógicos da escola quilombo de Campo Verde? Havendo influência da cultura negra na escolarização da escola quilombo de Campo Verde, como isso se processa e em que medida? De que formas essa influência pode ser verificada? Como método, foi utilizada a história oral por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em grande parte presencial e parte por meio digital, os depoimentos que surgiram através das entrevistas foram essenciais para compor essa pesquisa, o qual foi pautado através da coleta de fragmentos de memórias, que segundo Alves (2016) são fundamentais para o registro das narrativas das histórias orais descritas nos depoimentos. Os resultados foram expressos no decorrer da pesquisa,principalmente nos depoimentos dos entrevistados e nas reflexões a cerca da temática da pesquisa. Compreendemos que a cultura negra faz parte da essência do povo brasileiro, principalmente do povo quilombola, essa cultura precisa estar presente em todos os espaços sociais, com ênfase nas escolas através da Educação Escolar Quilombola, visto que a escola é a maior instituição compartilhadora de conhecimento. 2024-01-24T15:07:52Z 2024-01-24T15:07:52Z 2022-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORDEIRO, Edevania Nogueira. Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de campo verde. Orientadora: Profa. Dra Edivania Santos Alves. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6568. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6568 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Cultura negra
Educação Quilombola
Escolarização
Escola quilombola Campo Verde
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Cultura negra
Educação Quilombola
Escolarização
Escola quilombola Campo Verde
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CORDEIRO, Edevania Nogueira
Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde
topic_facet Cultura negra
Educação Quilombola
Escolarização
Escola quilombola Campo Verde
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description A presente pesquisa é de caráter qualitativo cujo objetivo foi compreender de que maneira a cultura negra é desenvolvida na escolarização da comunidade quilombo de Campo Verde, para responder os seguintes questionamentos: Há influência da cultura negra na escolarização e/ou nos processos pedagógicos da escola quilombo de Campo Verde? Havendo influência da cultura negra na escolarização da escola quilombo de Campo Verde, como isso se processa e em que medida? De que formas essa influência pode ser verificada? Como método, foi utilizada a história oral por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em grande parte presencial e parte por meio digital, os depoimentos que surgiram através das entrevistas foram essenciais para compor essa pesquisa, o qual foi pautado através da coleta de fragmentos de memórias, que segundo Alves (2016) são fundamentais para o registro das narrativas das histórias orais descritas nos depoimentos. Os resultados foram expressos no decorrer da pesquisa,principalmente nos depoimentos dos entrevistados e nas reflexões a cerca da temática da pesquisa. Compreendemos que a cultura negra faz parte da essência do povo brasileiro, principalmente do povo quilombola, essa cultura precisa estar presente em todos os espaços sociais, com ênfase nas escolas através da Educação Escolar Quilombola, visto que a escola é a maior instituição compartilhadora de conhecimento.
author_additional ALVES, Edivania Santos
author_additionalStr ALVES, Edivania Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CORDEIRO, Edevania Nogueira
title Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde
title_short Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde
title_full Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde
title_fullStr Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde
title_full_unstemmed Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde
title_sort cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de campo verde
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6568
_version_ 1796836713915482112
score 11.753735