Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro

Experiências formativas da iniciação à docência no residência pedagógica – Núcleo Biologia/Bragança

O Programa Residência Pedagógica, lançado em 2018, pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, que se articula aos demais projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PI...

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Autor principal: OLIVEIRA, Joelder Ramos de
Outros Autores: SILVA, Maiana de Cássia da Silva e, SILVA, Ana Paula Matos e, RODRIGUES, José Augusto dos Reis, REIS, Alailson da Silva, FREITAS, Liliane Miranda
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6581
Resumo:
O Programa Residência Pedagógica, lançado em 2018, pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, que se articula aos demais projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR). O PRP vem promovendo o fortalecimento da formação de 24 residentes e dois voluntários dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança. Os residentes atuam em três escolas campo estaduais do município de Bragança-PA, com a orientação de uma docente da UFPA e a supervisão de três preceptores, professores de Biologia destas escolas, com o propósito de propiciar um ensino mais significativo aos alunos e a construção de saberes docentes, provenientes da troca de experiências entre os professores experientes e os residentes. É nesse contexto que os residentes entraram no processo de iniciação à docência, isto é, no contato direto com as escolas e práticas dos professores. Um processo extremamente importante e positivo, uma vez que suas experiências se tornam chão fértil para a elaboração de saberes docentes, visando uma educação com um ensino construtivo e significativo, a partir da ampliação da percepção do que é vivenciado na realidade escolar (SANTOS; SCHWANTES, 2010). Consideramos que as experiências vivenciadas pelos residentes, serão amplamente decisivas para tomadas de decisões quanto ao seu ingresso neste universo chamado trabalho docente. Segundo Zeichner (2001), ao se sentir inserido em seu suposto ambiente de trabalho, pode identificar-se como um mediador na construção do conhecimento e assim, sentir-se capaz de construir culturas e vidas. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as experiências formativas vivenciadas pelos residentes do PRP Núcleo Biologia/Bragança, a fim de refletir sobre os impactos do PRP na iniciação à docência desses futuros professores.