/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Extensão universitária e formação de professores de Ciências e Biologia: experiências com uso de Repositório Digital.
A extensão universitária se constitui como elemento essencial para relações mais próximas e interativas entre a universidade-comunidade, que por sua vez geram melhorias na sociedade, entre as quais se destaca o espaço educacional, que pode ser impactado através do conhecimento, uso e aplicação dos r...
Autor principal: | HORA, Adriane Jamily Ferreira |
---|---|
Outros Autores: | COSTA, William Lima da, SANTOS, Gisele Damasceno dos |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6593 |
Resumo: |
---|
A extensão universitária se constitui como elemento essencial para relações mais próximas e interativas entre a universidade-comunidade, que por sua vez geram melhorias na sociedade, entre as quais se destaca o espaço educacional, que pode ser impactado através do conhecimento, uso e aplicação dos resultados gerados. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências das ações extensionistas promovidas em um projeto de extensão que visa contribuir na formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, por meio da promoção de oficinas que utilizam produtos educacionais hospedados em repositório digital. O projeto de extensão foi desenvolvido em duas grandes etapas: i) construção do Repositório Digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola; ii) divulgação do material do repositório a partir das oficinas de formação. As experiências vivenciadas e refletidas nos possibilitaram perceber que houve um impacto positivo das ações extensionistas no âmbito escolar, pois as oficinas realizadas trouxeram interesse dos professores em relação ao material apresentado e motivação para inovar com um ensino contextualizado e criativo nos temas abordados. Ainda, destacamos a tecnologia como aliada para a disseminação das ações extensionistas, pois alcança diferentes públicos ao romper com barreiras geográficas para a difusão do conhecimento. |