/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O debate de gênero na formação das/os pedagogas/os da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal
Este trabalho intitulado “O DEBATE DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO DAS/OS PEDAGOGAS/OS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS DE CASTANHAL” tem como principal objetivo investigar a importância do estudo da temática de gênero na formação das/os alunas/os concluintes do curso de licenciatura em pedagogia...
Autor principal: | UCHÔA, Ana Janaína de Oliveira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/663 |
Resumo: |
---|
Este trabalho intitulado “O DEBATE DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO DAS/OS
PEDAGOGAS/OS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS DE
CASTANHAL” tem como principal objetivo investigar a importância do estudo da temática
de gênero na formação das/os alunas/os concluintes do curso de licenciatura em pedagogia da
Universidade Federal do Pará, campus de Castanhal, considerando a percepção das/os
estudantes, e como específicos i) o que os discentes pensam sobre a relevância da discussão
do tema gênero em sua formação ii) analisar as impressões dessas/es discentes sobre as suas
experiências com essa temática ao longo do curso de pedagogia do campus de castanhal iii)
entender se as disciplinas que trazem essa temática contribuem para tal formação. Para tanto
este trabalho utiliza-se de alguns referencias teóricos do campo do estudo de gênero e
feminista, a fim de subsidiar e auxiliar a compreensão do debate de gênero na formação
das/os pedagogas/os. É fruto de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, realizada a
partir de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado as/os discentes da turma de
pedagogia 2013.2 do turno da noite do referido campus. Como resultado da pesquisa,
observamos que as/os discentes consideram importante o debate do tema em sua formação,
considerando que a temática contribui de forma positiva em suas práticas pedagógicas. |