Tese

Trabalho e educação: precarização da formação e profissão do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas

A tese “Trabalho e Educação: precarização da formação e profissão do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas” assumiu como fundamentos teóricos as contribuições de Marx (1997),Gramsci (1980), Leher e Lopes (2008), Kuenzer (2011), Gatti, Barreto e André (2011) e Antun...

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Autor principal: Nogueira, Jocélia Barbosa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0459825752592236
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6095
Resumo:
A tese “Trabalho e Educação: precarização da formação e profissão do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas” assumiu como fundamentos teóricos as contribuições de Marx (1997),Gramsci (1980), Leher e Lopes (2008), Kuenzer (2011), Gatti, Barreto e André (2011) e Antunes (2011). O corpus foi constituído por 16 docentes e 6 egressos da FACED/UFAM. A pesquisa parte da análise documental do PPPC da FACED/UFAM como política de formação do pedagogo que se articula ou não à profissão e da pesquisa de campo realizada em escolas da rede municipal de ensino. O método de abordagem deste estudo sustentou-se nas concepções do Materialismo Histórico e Dialético e nas categorias emergentes, elaboradas a partir da Análise Discursiva Textual (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011). Trabalho, educação, formação e profissão foram as categorias que nortearam esta tese. Os egressos declararam que há lacunas de formação prática para o enfrentamento do cotidiano escolar e confirmam que a teoria trabalhada na graduação para o ensino fundamental não atende as necessidades da sala de aula. Das falas dos egressos emergiram termos como “sobrevivência” para a concepção do trabalho e, para profissão, “exercício” e “atribuição de função”, termos que limitam e precarizam as relações de trabalho. Os docentes revelaram, em sua maioria, que suas concepções fazem retomadas ao PPPC, que as categorias estão interligadas teoricamente, mas desarticuladas na prática. Para 77% destes, a reforma do curso de Pedagogia emerge de ajustes neoliberais, 72% defenderam que há precarização das condições do trabalho e desvalorização do pedagogo, 38% afirmaram que a articulação da formação com a profissão não ocorre, 61% afirmaram que as dimensões pedagógicas não se efetivam na formação e 68% declararam que o perfil do curso é a docência; também destacaram: a) fragilidades pela falta de articulação e ausência de políticas claras de sociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; b) necessidade de reformulação do curso; c) falhas no atendimento às necessidades educacionais; d) ausência de concepção emancipatória no PPPC; e) ênfase na visão de ensino mercadológico. As DCNs endossam a precarização da formação e da profissão do pedagogo ao legitimar vários campos de atuação. “Os professores da FACED/UFAM têm negatividade frente à precarização das condições de trabalho no curso da Pedagogia e, mesmo que os egressos indiquem satisfação com a formação teórica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, revelam fragilidades para o exercício da profissão no ensino fundamental”. A tese promove a discussão, confirma a precarização da profissão do pedagogo e sugere proposta curricular para o Curso de Pedagogia da FACED/UFAM, com o intuito de contribuir para uma formação que supere a fragmentação entre teoria e prática, sustentada numa concepção emancipatória frente à lógica neoliberal predominante no curso.