Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará

This study investigated the perceptions of teachers about the psychological suffering experienced by students in the school context. Methods: This descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, was developed with teachers working in the final years (6 in the 9th year) of elementary...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Karina Raquel Galvão da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6639
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6639
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66392024-01-31T03:06:07Z Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará ROCHA, Karina Raquel Galvão da OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de http://lattes.cnpq.br/7475600234195238 https://orcid.org/0000-0002-4888-3530 Contexto Escolar Saúde Mental Percepção de Educadores School Context Mental Health Educators’ Perception CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study investigated the perceptions of teachers about the psychological suffering experienced by students in the school context. Methods: This descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, was developed with teachers working in the final years (6 in the 9th year) of elementary education in public schools in the municipality of Bragança (PA), both in urban and rural areas, using questionnaire containing open questions related to academic training, and about the psychological suffering presented by some students and emphasizing the importance of mental health in the school context. The data were analyzed using the content analysis technique. Results indicated a high increase in students' psychological distress, identified through reports of self-harm, stress, anxiety and depression. Among the causes related to this suffering, the consequences of the COVID-19 pandemic were the predominant ones. Thus, the study highlighted the importance of planning and developing actions aimed at students' mental health. Such interventions must meet current demand and prevent other causes of psychological distress in the school context. Mental health must be discussed and promoted in this human training environment. Este estudo investigou as percepções de professores sobre o sofrimento psíquico vivenciado pelos estudantes no contexto escolar. Métodos: Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido com professores atuantes nos anos finais (6º ano e 9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas do município de Bragança (PA), tanto na área urbana como na área rural, utilizando questionário contendo perguntas abertas relacionadas a formação académica, e sobre o sofrimento psíquico apresentado por alguns estudantes e enfatizar a importância da saúde mental no contexto escolar. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados indicaram um aumento elevado de sofrimento psíquico dos estudantes, identificado por meio de relatos de automutilação, estresse, ansiedade e depressão. Dentre as causas relacionadas a esse sofrimento, as consequências da pandemia da COVID-19 foi a predominante. Desse modo, o estudo destacou a importância do planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas à saúde mental dos estudantes. Tais intervenções devem atender a demanda atual e prevenir outras causas de sofrimento psíquico no contexto escolar. A saúde mental deve ser discutida e promovida nesse ambiente de formação do ser humano. 2024-01-30T19:53:35Z 2024-01-30T19:53:35Z 2023-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROCHA, Karina Raquel Galvão da. Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará. Orientador: Aldemir Branco de Oliveira Filho. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6639. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6639 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Contexto Escolar
Saúde Mental
Percepção de Educadores
School Context
Mental Health
Educators’ Perception
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Contexto Escolar
Saúde Mental
Percepção de Educadores
School Context
Mental Health
Educators’ Perception
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ROCHA, Karina Raquel Galvão da
Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
topic_facet Contexto Escolar
Saúde Mental
Percepção de Educadores
School Context
Mental Health
Educators’ Perception
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study investigated the perceptions of teachers about the psychological suffering experienced by students in the school context. Methods: This descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, was developed with teachers working in the final years (6 in the 9th year) of elementary education in public schools in the municipality of Bragança (PA), both in urban and rural areas, using questionnaire containing open questions related to academic training, and about the psychological suffering presented by some students and emphasizing the importance of mental health in the school context. The data were analyzed using the content analysis technique. Results indicated a high increase in students' psychological distress, identified through reports of self-harm, stress, anxiety and depression. Among the causes related to this suffering, the consequences of the COVID-19 pandemic were the predominant ones. Thus, the study highlighted the importance of planning and developing actions aimed at students' mental health. Such interventions must meet current demand and prevent other causes of psychological distress in the school context. Mental health must be discussed and promoted in this human training environment.
author_additional OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de
author_additionalStr OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ROCHA, Karina Raquel Galvão da
title Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
title_short Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
title_full Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
title_fullStr Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
title_full_unstemmed Saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de Bragança, Pará
title_sort saúde mental no contexto escolar: as percepções dos professores que atuam em escolas públicas de bragança, pará
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6639
_version_ 1796836728673140736
score 11.653393