Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6644
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6644
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66442024-01-31T03:06:12Z Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito ARAÚJO, Rafaela Lebrego http://lattes.cnpq.br/4956904563500916 Programa Residência Pedagógica Relato de experiência Vivência Escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto. 2024-01-30T20:41:25Z 2024-01-30T20:41:25Z 2023-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito. Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação. Orientadora: Rafaela Lebrego Araújo. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6644. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6644 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Programa Residência Pedagógica
Relato de experiência
Vivência Escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Programa Residência Pedagógica
Relato de experiência
Vivência Escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito
Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
topic_facet Programa Residência Pedagógica
Relato de experiência
Vivência Escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.
author_additional ARAÚJO, Rafaela Lebrego
author_additionalStr ARAÚJO, Rafaela Lebrego
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito
title Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
title_short Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
title_full Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
title_fullStr Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
title_full_unstemmed Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
title_sort desafios e experiência no programa residência pedagógica: um relato de formação
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6644
_version_ 1796836728824135680
score 11.753896