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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O brincar e seus efeitos positivos no bem estar das crianças internadas no hospital municipal de Castanhal
Não é de hoje que a palavra “hospital” está ligada a significados negativos para todo mundo. Se já era ruim ficar doente, pior ainda é ter que ficar internado nele, onde ficamos isolados e principalmente, onde o tempo parece não passar nunca. Quando se trata de uma criança então, os sentimentos s...
Autor principal: | SOUSA, Elis Simone Dias de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/667 |
Resumo: |
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Não é de hoje que a palavra “hospital” está ligada a significados negativos para todo
mundo. Se já era ruim ficar doente, pior ainda é ter que ficar internado nele, onde
ficamos isolados e principalmente, onde o tempo parece não passar nunca. Quando
se trata de uma criança então, os sentimentos são ainda mais intensos, pois ela
muitas vezes não entende que apesar da aparência do lugar, ela precisa estar ali
para sua melhora física, e aí começam as dificuldades, pois acaba se tornando
extremamente difícil a ministração das medicações e a estadia da criança nesse
ambiente, o que pode, por muitas vezes, acabar agravando o seu estado de saúde.
Entra em cena então, a Pedagogia não escolar, que com a ajuda do pedagogo faz
com que a internação da criança se torne mais suave por meio da brinquedoteca
inserida nesse contexto. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar como as
práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do Hospital Municipal de
Castanhal, têm papel importante no bem-estar e na recuperação das crianças
hospitalizadas. Sendo assim, a pesquisa procura investigar a influência que as
atividades lúdicas, realizadas por intermédio de práticas pedagógicas, trazem para o
bem-estar e recuperação das crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa
qualitativa e o lócus da pesquisa foi o Hospital Municipal de Castanhal “Maria Laise
Pereira”. Com o lúdico, as crianças têm a oportunidade de aflorar seus sentimentos,
seus medos, anseios e assimilar melhor o período delicado pelo qual estão
passando, esse também é um ótimo caminho para dar um novo significado ao tempo
de hospitalização. Toda a ludicidade presente na brinquedoteca, distrai a criança e
faz parecer que o tempo está passando mais rápido, tornando mais humana a
relação médico-paciente e, melhor ainda, faz com que esse conceito ruim sobre
hospital mude na visão delas e dos adultos, já que a criança acaba usando a sua
imaginação para associar o hospital a um lado bom, facilitando assim todos os
processos que contribuem para a sua cura. |