Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica

From an analysis of the classic cinematography of Hollywood - taken as a reference of a normalization of the "making movies" - in contrast to the proposals of "subversion" of that language, of which the experimental cinema and avant-garde cinema, we can verify characteristics which reveal the div...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Dayana Manasses Ribeiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6673
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6673
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66732024-07-03T17:06:22Z Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica SILVA, Dayana Manasses Ribeiro ALMEIDA, André Luis Villa de http://lattes.cnpq.br/2212740728071971 Cinema Linguagem cinematográfica Espaço Espectador Multiplicidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA From an analysis of the classic cinematography of Hollywood - taken as a reference of a normalization of the "making movies" - in contrast to the proposals of "subversion" of that language, of which the experimental cinema and avant-garde cinema, we can verify characteristics which reveal the diversity of cinematographic languages. The present text proposes to elaborate on this diversity as a field of possibilities of transformation of the classic cinematographic device. At first, the text focuses on the "cinematographic norm" pointing some of its aspects under the light of authors like Erwin Panofsky and Ernest Cassirer. In a second part, the research focuses on the use of counter-discourse and the beginning of a cinematic corporeity that is opposed to the domination of the classical approach of cinema. Finally, the text develops aspects of the expansion of language and the dilution of the cinematographic device. A partir de uma análise do cinema clássico de Hollywood – tomado como referencial de uma normatização do “fazer cinema” – em contraponto as propostas de “subversão” dessa linguagem, dos quais o cinema experimental e o cinema de avant-garde, podemos constatar características que revelam a diversidade das linguagens cinematográficas. O presente texto se propõe a dissertar sobre essa diversidade enquanto um campo de possibilidades de transformação do dispositivo cinematográfico clássico. Em um primeiro momento, o texto se debruça sobre a “norma cinematográfica” apontando alguns de seus aspectos sob a luz de autores como Erwin Panofsky e Ernest Cassirer. Em uma segunda parte, a pesquisa concentrase sobre o uso do contra-discurso e o início de uma corporeidade cinematográfica que se contrapõe à dominação da abordagem clássica do cinema. Por fim, o texto desenvolve aspectos da expansão da linguagem e da diluição do dispositivo cinematográfico. 2024-02-01T14:53:28Z 2024-02-01T14:53:28Z 2018-02-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Dayana Manasses Ribeiro. Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica. Orientador: André Luis Villa de Almeida. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - Faculdade de Artes Visuais, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6673. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6673 Acesso Aberto Via e-mail
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Cinema
Linguagem cinematográfica
Espaço
Espectador
Multiplicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
spellingShingle Cinema
Linguagem cinematográfica
Espaço
Espectador
Multiplicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
SILVA, Dayana Manasses Ribeiro
Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
topic_facet Cinema
Linguagem cinematográfica
Espaço
Espectador
Multiplicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
description From an analysis of the classic cinematography of Hollywood - taken as a reference of a normalization of the "making movies" - in contrast to the proposals of "subversion" of that language, of which the experimental cinema and avant-garde cinema, we can verify characteristics which reveal the diversity of cinematographic languages. The present text proposes to elaborate on this diversity as a field of possibilities of transformation of the classic cinematographic device. At first, the text focuses on the "cinematographic norm" pointing some of its aspects under the light of authors like Erwin Panofsky and Ernest Cassirer. In a second part, the research focuses on the use of counter-discourse and the beginning of a cinematic corporeity that is opposed to the domination of the classical approach of cinema. Finally, the text develops aspects of the expansion of language and the dilution of the cinematographic device.
author_additional ALMEIDA, André Luis Villa de
author_additionalStr ALMEIDA, André Luis Villa de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Dayana Manasses Ribeiro
title Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
title_short Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
title_full Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
title_fullStr Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
title_full_unstemmed Cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
title_sort cinemas múltiplos: notas sobre a diversidade na linguagem cinematográfica
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6673
_version_ 1829093031052050432
score 11.753896