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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Dificuldades de quilombolas aprovados no processo seletivo especial da UFPA Castanhal em permanecer/concluir o curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “Dificuldades de Quilombolas Aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o Curso”, encerra um primeiro ciclo de estudos sobre populações quilombolas desenvolvidos durante meu curso de graduação e enquanto bols...
Autor principal: | AMORAS, Llilian Kelly Oliveira |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/668 |
Resumo: |
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O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “Dificuldades de Quilombolas
Aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o
Curso”, encerra um primeiro ciclo de estudos sobre populações quilombolas desenvolvidos
durante meu curso de graduação e enquanto bolsista do Programa Universidade no Quilombo
- UFPA sob coordenação do Prof. Dr. Assunção Amaral. Intenciona-se com a elaboração
desse trabalho promover a comunidade docente/discente assim como as comunidades
remanescentes quilombolas a oportunidade de entender e compreender as peculiaridades no
que tange a questão das dificuldades encontradas pelos alunos oriundos de tais comunidades
que são aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em
Permanecer/Concluir o curso de graduação. Tem como objetivo geral, buscar meios para
explicar as dificuldades de permanecer/ concluir o curso de graduação dos alunos quilombolas
aprovados no processo seletivo especial para quilombolas na universidade. Para atingir os
objetivos da investigação optou-se como delineamento de pesquisa, o estudo de Casos
descritivo, centrado em um caso particular, de seis alunos sobre o Processo Seletivo Especial
quilombola (PSE) aprovados no segundo semestre de 2012 a 2017 ingresso no ano seguinte
por meio da resolução nº 4.309 que reservou 2 vagas por (acréscimo) a alunos quilombolas.
Para tanto realizei uma analise qualitativa dos dados, coletados a partir de uma entrevista,
realizada no mês de janeiro, fevereiro e inicio de marco de 2018, com seis alunos aprovados
no Processo Seletivo Especial quilombola (PSE). Os resultados apontam a percepção dos
entrevistados com o avanço das políticas de ações afirmativas que os possibilitam adentrar e
permanecer no ensino superior apesar das dificuldades que podem surgir, porém a
discriminação racial dentro da Universidade ainda é algo a ser trabalhado com todos os alunos
da instituição. |