Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas

The present work aims to discuss succinctly aspects of my childhood, trajectory, with the improvement knowledge in pedagogical practices, bringing relevant facts of my academic and professional life, emphasizing those involved in the formation of my academic and professional life. To provide a theor...

ver descrição completa

Autor principal: MONTEIRO, Edileia Teles
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6691
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6691
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66912024-02-02T03:06:32Z Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas MONTEIRO, Edileia Teles AVELAR, Marcilene Calandrine de http://lattes.cnpq.br/9932486584975690 Memórias Educação infantil Formação docente Memories Formation Pedagogical practices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work aims to discuss succinctly aspects of my childhood, trajectory, with the improvement knowledge in pedagogical practices, bringing relevant facts of my academic and professional life, emphasizing those involved in the formation of my academic and professional life. To provide a theoretical background I resorted to authors such as Paulo Freire (1996), Emília Ferreiro (1986), and Souza (2004) among others that became essential for the improvement of my knowledge, having it as a clarification form about the theoretical part that directly and indirectly is present in our daily scholar lives as an instrument for a better understanding. In view of the focus on educational process of teachers and students who are part of the education, mainly of those who did not have access to school. I am having the opportunity to pass along my entire academic trajectory through this academic memorial, in a way to pass to anyone who reads it the importance of differentiated and facilitated pedagogical practices, relating them to the theories of the knowledge systematized in the university. O presente trabalho tem como objetivo abordar sucintamente aspectos de minha infância, trajetória, com o conhecimento de aperfeiçoamento, nas práticas pedagógicas, trazendo fatos relevantes de minha vida acadêmica e profissional, dando ênfase às na formação de minha vida a e profissional acadêmica Para dar embasamento teóricos recorreu-se a autores como Paulo freire Ano (1996), Emília Ferreiro Ano(1986),Souza (2004) entre outros, essencial para a aprimoramento de meu conhecimento tendo como forma de esclarecimento sob a parte teórica que direta indiretamente está presente em nosso convívio escola como instrumento de trabalho para uma melhor compreensão, tendo, visto que o foco está no ensino aprendizagem de docentes e discentes que fazem parte da educação principalmente daqueles que não tiveram acesso escolar e tendo oportunidades de estar repassando toda minha trajetória acadêmica e de forma para todos que o lerem Através deste memorial acadêmico procuro demostrar a importância das práticas pedagógicas diferenciadas e facilitadoras e relacioná-las com teorias dos conhecimentos sistematizados na universidade. 2024-02-01T20:17:05Z 2024-02-01T20:17:05Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Edileia Teles. Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas. Orientadora: Marcilene Calandrine de Avelar. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6691. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6691 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Memórias
Educação infantil
Formação docente
Memories
Formation
Pedagogical practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Memórias
Educação infantil
Formação docente
Memories
Formation
Pedagogical practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MONTEIRO, Edileia Teles
Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
topic_facet Memórias
Educação infantil
Formação docente
Memories
Formation
Pedagogical practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work aims to discuss succinctly aspects of my childhood, trajectory, with the improvement knowledge in pedagogical practices, bringing relevant facts of my academic and professional life, emphasizing those involved in the formation of my academic and professional life. To provide a theoretical background I resorted to authors such as Paulo Freire (1996), Emília Ferreiro (1986), and Souza (2004) among others that became essential for the improvement of my knowledge, having it as a clarification form about the theoretical part that directly and indirectly is present in our daily scholar lives as an instrument for a better understanding. In view of the focus on educational process of teachers and students who are part of the education, mainly of those who did not have access to school. I am having the opportunity to pass along my entire academic trajectory through this academic memorial, in a way to pass to anyone who reads it the importance of differentiated and facilitated pedagogical practices, relating them to the theories of the knowledge systematized in the university.
author_additional AVELAR, Marcilene Calandrine de
author_additionalStr AVELAR, Marcilene Calandrine de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MONTEIRO, Edileia Teles
title Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
title_short Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
title_full Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
title_fullStr Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
title_sort memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6691
_version_ 1796836687810134016
score 11.753896