/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará
This monograph is the result of a study carried out on pedagogical practices of literacy in the school in a multi - series classroom of 3 to 5 years in the city of Abaetetuba - Pará. The study had as participants a teacher and six students. They are inserted in the 3rd and 5th year of elementary sch...
Autor principal: | ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6754 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6754 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67542024-02-08T03:05:53Z Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de LIMA FILHO, Petronio Medeiros http://lattes.cnpq.br/9388185898757033 Multissérie Pratica pedagógica Alfabetização Educação do campo Multiseries Pedagogical practice Literacy Rural education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL This monograph is the result of a study carried out on pedagogical practices of literacy in the school in a multi - series classroom of 3 to 5 years in the city of Abaetetuba - Pará. The study had as participants a teacher and six students. They are inserted in the 3rd and 5th year of elementary school, of the São Miguel II school, which is located on the Douro Joao Miranda Highway km 05 Abaetezinho branch, in the municipality of Abaetetuba-Pa. This study aims to reflect on the pedagogical practices developed by a teacher in a multi-series classroom and the main obstacles faced by him to work. The central question of the research was what are the main obstacles found in the literacy of the multiseriate class in the São Miguel II school? The present research was carried out through a bibliographic study, with theoretical research, in books, articles and on the internet. Possessing a qualitative approach, through field research of the ethnographic type, through the methods of systematic observation and semi-structured interview, using qualitative and quantitative techniques. Esta monografia é resultado de um estudo realizado sobre práticas pedagógicas de alfabetização na escola em uma turma multisseriada de 3°ao 5°ano no município de Abaetetuba - Pará. O referido estudo teve como participantes um professor e seis alunos. Os mesmos encontram-se inseridos no 3° e 5° ano do ensino fundamental, da escola São Miguel II, que se localiza na Rodovia Doutor Joao Miranda km 05 ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-Pa. Este estudo objetiva refletir sobre as praticas pedagógicas desenvolvidas por um professor em uma turma multisseriada e os principais obstáculos enfrentados por ele para trabalhar. A questão central da pesquisa foi quais os principais obstáculos encontrados na alfabetização da turma multisseriada na escola São Miguel II? A presente pesquisa realizou-se através de um estudo bibliográfico, com levantamento teórico, em livros, artigos e na internet. Possuindo uma abordagem qualitativa, através da pesquisa de campo do tipo etnográfico, pelos métodos da observação sistemática e entrevista semiestruturada, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas. 2024-02-07T20:59:00Z 2024-02-07T20:59:00Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de. Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará. Orientador: Petronio Medeiros Lima Filho. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6754. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6754 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Multissérie Pratica pedagógica Alfabetização Educação do campo Multiseries Pedagogical practice Literacy Rural education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Multissérie Pratica pedagógica Alfabetização Educação do campo Multiseries Pedagogical practice Literacy Rural education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará |
topic_facet |
Multissérie Pratica pedagógica Alfabetização Educação do campo Multiseries Pedagogical practice Literacy Rural education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
This monograph is the result of a study carried out on pedagogical practices of literacy in the school in a multi - series classroom of 3 to 5 years in the city of Abaetetuba - Pará. The study had as participants a teacher and six students. They are inserted in the 3rd and 5th year of elementary school, of the São Miguel II school, which is located on the Douro Joao Miranda Highway km 05 Abaetezinho branch, in the municipality of Abaetetuba-Pa. This study aims to reflect on the pedagogical practices developed by a teacher in a multi-series classroom and the main obstacles faced by him to work. The central question of the research was what are the main obstacles found in the literacy of the multiseriate class in the São Miguel II school? The present research was carried out through a bibliographic study, with theoretical research, in books, articles and on the internet. Possessing a qualitative approach, through field research of the ethnographic type, through the methods of systematic observation and semi-structured interview, using qualitative and quantitative techniques. |
author_additional |
LIMA FILHO, Petronio Medeiros |
author_additionalStr |
LIMA FILHO, Petronio Medeiros |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ABREU, Maria de Lourdes Rodrigues de |
title |
Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará |
title_short |
Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará |
title_full |
Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de alfabetização na escola São Miguel II em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de Abaetetuba – Pará |
title_sort |
práticas pedagógicas de alfabetização na escola são miguel ii em uma turma multisseriada de 3° ao 5° ano no município de abaetetuba – pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6754 |
_version_ |
1796836692408139776 |
score |
11.753896 |