/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE
Para o ensino de línguas se tem buscado métodos que proporcionem uma aprendizagem mais interessante para o aluno e que ao mesmo tempo ajude neste processo de modo significativo. Assim o género narrativo das histórias em quadrinhos, muito presentes em revistas, propagandas, etc. Também, pode ser util...
Autor principal: | SENA, Odineia dos Santos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6782 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6782 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67822024-02-17T03:06:49Z El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE SENA, Odineia dos Santos BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano http://lattes.cnpq.br/5279617874893299 Programa HagáQuê Ensino/Aprendizagem Aspectos cognitivos Enseñanza/aprendizaje CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Para o ensino de línguas se tem buscado métodos que proporcionem uma aprendizagem mais interessante para o aluno e que ao mesmo tempo ajude neste processo de modo significativo. Assim o género narrativo das histórias em quadrinhos, muito presentes em revistas, propagandas, etc. Também, pode ser utilizado com uma finalidade educativa, como o ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. E quando somados com a tecnologia, possibilitam o uso prático e interativo da língua alvo. Por isso, pretende-se nesta pesquisa fazer uma análise do programa HagáQuê (editor de histórias em quadrinhos) criado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação- NIED-UNICAMP. Com a finalidade de realizar um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa y bibliográfica dos aspectos mais relevantes do software e avaliá-los. E como ponto principal responder a seguinte questão: Como ou de que maneira o programa HagáQuê contribui para o ensino/aprendizagem de E/LE, com foco no desenvolvimento dos aspectos cognitivos. Em contribuição a essa pesquisa temos, ALONZO (2012); GELABERT; BUESO; BENÍTEZ (2002); CASSANY (1998, 2002, 2004). Entre outros. Para la enseñanza de lenguas se han buscado métodos que proporcionen un aprendizaje más interesante para el alumno y que al mismo tiempo ayude en este proceso de modo significativo. Así el género narrativo cómics, muy presente en las revistas, propagandas, etc. También puede ser utilizado con una finalidad educativa, como la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Y cuando sumados con la tecnología, posibilitan el uso práctico, interactivo y significativo de la lengua foco. Por eso, se pretende en esta pesquisa hacer un análisis del programa HagáQuê (editor de cómics) creado por el “Núcleo de Informática Aplicada à Educação”-NIED- UNICAMP. Con la finalidad de realizar un estudio descriptivo bajo un abordaje cualitativo y bibliográfico de los aspectos más relevantes del software y evaluarlos. Y como punto principal responder a la siguiente encuesta: cómo o de qué manera el programa HagáQuê contribuye para la enseñanza/aprendizaje de E/LE con foco en el desarrollo de los aspectos cognitivos. En contribución teórica tenemos, ALONZO (2012); GELABERT; BUESO; BENÍTEZ (2002); CASSANY (1998, 2002, 2004). Entre otros. 2024-02-16T17:48:29Z 2024-02-16T17:48:29Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SENA, Odineia dos Santos. El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE. Orientadora: Anne Letícia de Sousa Cipriano Barros. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6782. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6782 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Programa HagáQuê Ensino/Aprendizagem Aspectos cognitivos Enseñanza/aprendizaje CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Programa HagáQuê Ensino/Aprendizagem Aspectos cognitivos Enseñanza/aprendizaje CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SENA, Odineia dos Santos El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE |
topic_facet |
Programa HagáQuê Ensino/Aprendizagem Aspectos cognitivos Enseñanza/aprendizaje CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Para o ensino de línguas se tem buscado métodos que proporcionem uma aprendizagem mais interessante para o aluno e que ao mesmo tempo ajude neste processo de modo significativo. Assim o género narrativo das histórias em quadrinhos, muito presentes em revistas, propagandas, etc. Também, pode ser utilizado com uma finalidade educativa, como o ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. E quando somados com a tecnologia, possibilitam o uso prático e interativo da língua alvo. Por isso, pretende-se nesta pesquisa fazer uma análise do programa HagáQuê (editor de histórias em quadrinhos) criado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação- NIED-UNICAMP. Com a finalidade de realizar um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa y bibliográfica dos aspectos mais relevantes do software e avaliá-los. E como ponto principal responder a seguinte questão: Como ou de que maneira o programa HagáQuê contribui para o ensino/aprendizagem de E/LE, com foco no desenvolvimento dos aspectos cognitivos. Em contribuição a essa pesquisa temos, ALONZO (2012); GELABERT; BUESO; BENÍTEZ (2002); CASSANY (1998, 2002, 2004). Entre outros. |
author_additional |
BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano |
author_additionalStr |
BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano |
format |
Artigo |
author |
SENA, Odineia dos Santos |
title |
El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE |
title_short |
El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE |
title_full |
El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE |
title_fullStr |
El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE |
title_full_unstemmed |
El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE |
title_sort |
el programa hagáquê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en e/le |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6782 |
_version_ |
1796836744841134080 |
score |
11.753896 |