Artigo

Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet

O ensino de Literatura em E/LE é algo a se discutir, tendo em conta que uma língua não e só gramatica ou linguística. As aulas de espanhol não podem trazer apenas isso como conteúdo. Mas em verdade, nota-se certo desinteresse em trabalhar a literatura nas aulas, pois faltam textos e questões que pro...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Carine Rodrigues dos
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6792
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6792
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-67922024-02-17T03:06:28Z Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet SANTOS, Carine Rodrigues dos PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa http://lattes.cnpq.br/4768700645243361 Literatura Espanhol Conto Español Cuento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O ensino de Literatura em E/LE é algo a se discutir, tendo em conta que uma língua não e só gramatica ou linguística. As aulas de espanhol não podem trazer apenas isso como conteúdo. Mas em verdade, nota-se certo desinteresse em trabalhar a literatura nas aulas, pois faltam textos e questões que proporcionem ao aluno uma visão geral da língua. Como ensinar uma língua sem introduzir a cultura e os demais aspectos da mesma? Na verdade, pouco se fala sobre isso, há uma comodidade, até mesmo por parte de alguns professores, que se protegem atrás de uma gramática para não serem postos em dúvida com relação ao assunto, afinal com um material estático em mãos que pouco se modifica é menos trabalhoso apresentar uma aula de língua estrangeira. Logo, isso precisa deixar de acontecer. Portanto em diversos pontos desta produção aborda-se a importância de ter a literatura na aula de E/LE, e as condições para que isso venha a ocorrer. La enseñanza de Literatura en E/LE es algo a discutirse, teniendo en cuenta que una lengua no es solo gramática o lingüística. Las clases de español no pueden traer apenas eso como contenido. Sin embargo, Se nota un cierto desinterés en trabajar la literatura en las clases, pues faltan textos y cuestiones que proporcionen al alumno una visión general de la lengua. ¿Cómo enseñar una lengua sin introducir la cultura y los demás aspectos de ella? En verdad, poco se habla sobre eso, hay una comodidad, hasta mismo por parte de algunos profesores que se protegen detrás de una gramática para que no sean puestos en duda con relación al asunto, a final con un material estático en manos, que poco cambia, es menos trabajoso presentar una clases de lengua extranjera. Luego, eso precisa dejar de ocurrir. Por lo tanto en diversos puntos de esta producción, se abordará la importancia de tener la literatura en las clases de E/LE, y las condiciones para que eso venga a ocurrir. 2024-02-16T20:14:04Z 2024-02-16T20:14:04Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Carine Rodrigues dos. Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet. Orientador: Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Júnior. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6792. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6792 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Literatura
Espanhol
Conto
Español
Cuento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Literatura
Espanhol
Conto
Español
Cuento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Carine Rodrigues dos
Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet
topic_facet Literatura
Espanhol
Conto
Español
Cuento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O ensino de Literatura em E/LE é algo a se discutir, tendo em conta que uma língua não e só gramatica ou linguística. As aulas de espanhol não podem trazer apenas isso como conteúdo. Mas em verdade, nota-se certo desinteresse em trabalhar a literatura nas aulas, pois faltam textos e questões que proporcionem ao aluno uma visão geral da língua. Como ensinar uma língua sem introduzir a cultura e os demais aspectos da mesma? Na verdade, pouco se fala sobre isso, há uma comodidade, até mesmo por parte de alguns professores, que se protegem atrás de uma gramática para não serem postos em dúvida com relação ao assunto, afinal com um material estático em mãos que pouco se modifica é menos trabalhoso apresentar uma aula de língua estrangeira. Logo, isso precisa deixar de acontecer. Portanto em diversos pontos desta produção aborda-se a importância de ter a literatura na aula de E/LE, e as condições para que isso venha a ocorrer.
author_additional PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
author_additionalStr PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
format Artigo
author SANTOS, Carine Rodrigues dos
title Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet
title_short Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet
title_full Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet
title_fullStr Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet
title_full_unstemmed Trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “Pedro y la Mora” de Nuria Gómez Benet
title_sort trabajando cuestiones sociales a partir del cuento “pedro y la mora” de nuria gómez benet
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6792
_version_ 1796836746395123712
score 11.753896