Artigo

Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental

this monograph work originated from research carried out during activities developed in the discipline “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” and involved two classes of the 9th grade of two public elementary schools in the city of Capanema/Pará. The study aimed to investiga...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Bianca Lima
Outros Autores: OLIVEIRA, Vagner Teixeira de
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6839
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68392024-02-21T03:06:47Z Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental COSTA, Bianca Lima OLIVEIRA, Vagner Teixeira de AZEVÊDO, Maria da Conceição http://lattes.cnpq.br/9715229565151370 https://orcid.org/0000-0002-3648-5578 Leitura Avaliação Ensino Fundamental Reading Evaluation Elementary Education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA this monograph work originated from research carried out during activities developed in the discipline “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” and involved two classes of the 9th grade of two public elementary schools in the city of Capanema/Pará. The study aimed to investigate the perceptions of students about reading and its importance, as well as the evaluation of their reading comprehension. The approach adopted has a qualitative basis (PRODANOV; FREITAS, 2013) and the method used for data collection was the application of a questionnaire. As for the theoretical foundation, the study was supported by contributions from the authors Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida and Cerigato (2016) and Kramer (2010). The research revealed that students perceive reading in a positive way, however, they have varied difficulties, either in not knowing how to explain what they have read, in concentrating, as well as not understanding the meanings of some words. These data provide a reflection about what is needed for better use of reading in the classroom and success in this activity. Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade. 2024-02-20T19:53:17Z 2024-02-20T19:53:17Z 2023-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de. Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental. Orientadora: Maria da Conceição Azevêdo. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Leitura
Avaliação
Ensino Fundamental
Reading
Evaluation
Elementary Education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Leitura
Avaliação
Ensino Fundamental
Reading
Evaluation
Elementary Education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
COSTA, Bianca Lima
Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
topic_facet Leitura
Avaliação
Ensino Fundamental
Reading
Evaluation
Elementary Education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description this monograph work originated from research carried out during activities developed in the discipline “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” and involved two classes of the 9th grade of two public elementary schools in the city of Capanema/Pará. The study aimed to investigate the perceptions of students about reading and its importance, as well as the evaluation of their reading comprehension. The approach adopted has a qualitative basis (PRODANOV; FREITAS, 2013) and the method used for data collection was the application of a questionnaire. As for the theoretical foundation, the study was supported by contributions from the authors Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida and Cerigato (2016) and Kramer (2010). The research revealed that students perceive reading in a positive way, however, they have varied difficulties, either in not knowing how to explain what they have read, in concentrating, as well as not understanding the meanings of some words. These data provide a reflection about what is needed for better use of reading in the classroom and success in this activity.
author_additional AZEVÊDO, Maria da Conceição
author_additionalStr AZEVÊDO, Maria da Conceição
format Artigo
author COSTA, Bianca Lima
author2 OLIVEIRA, Vagner Teixeira de
author2Str OLIVEIRA, Vagner Teixeira de
title Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
title_short Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
title_full Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
title_fullStr Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
title_full_unstemmed Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
title_sort leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839
_version_ 1796836751504834560
score 11.755432