/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental
this monograph work originated from research carried out during activities developed in the discipline “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” and involved two classes of the 9th grade of two public elementary schools in the city of Capanema/Pará. The study aimed to investiga...
Autor principal: | COSTA, Bianca Lima |
---|---|
Outros Autores: | OLIVEIRA, Vagner Teixeira de |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6839 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68392024-02-21T03:06:47Z Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental COSTA, Bianca Lima OLIVEIRA, Vagner Teixeira de AZEVÊDO, Maria da Conceição http://lattes.cnpq.br/9715229565151370 https://orcid.org/0000-0002-3648-5578 Leitura Avaliação Ensino Fundamental Reading Evaluation Elementary Education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA this monograph work originated from research carried out during activities developed in the discipline “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” and involved two classes of the 9th grade of two public elementary schools in the city of Capanema/Pará. The study aimed to investigate the perceptions of students about reading and its importance, as well as the evaluation of their reading comprehension. The approach adopted has a qualitative basis (PRODANOV; FREITAS, 2013) and the method used for data collection was the application of a questionnaire. As for the theoretical foundation, the study was supported by contributions from the authors Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida and Cerigato (2016) and Kramer (2010). The research revealed that students perceive reading in a positive way, however, they have varied difficulties, either in not knowing how to explain what they have read, in concentrating, as well as not understanding the meanings of some words. These data provide a reflection about what is needed for better use of reading in the classroom and success in this activity. Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade. 2024-02-20T19:53:17Z 2024-02-20T19:53:17Z 2023-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de. Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental. Orientadora: Maria da Conceição Azevêdo. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Leitura Avaliação Ensino Fundamental Reading Evaluation Elementary Education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Leitura Avaliação Ensino Fundamental Reading Evaluation Elementary Education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA COSTA, Bianca Lima Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental |
topic_facet |
Leitura Avaliação Ensino Fundamental Reading Evaluation Elementary Education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
this monograph work originated from research carried out during activities developed in the discipline “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” and involved two classes of the 9th grade of two public elementary schools in the city of Capanema/Pará. The study aimed to investigate the perceptions of students about reading and its importance, as well as the evaluation of their reading comprehension. The approach adopted has a qualitative basis (PRODANOV; FREITAS, 2013) and the method used for data collection was the application of a questionnaire. As for the theoretical foundation, the study was supported by contributions from the authors Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida and Cerigato (2016) and Kramer (2010). The research revealed that students perceive reading in a positive way, however, they have varied difficulties, either in not knowing how to explain what they have read, in concentrating, as well as not understanding the meanings of some words. These data provide a reflection about what is needed for better use of reading in the classroom and success in this activity. |
author_additional |
AZEVÊDO, Maria da Conceição |
author_additionalStr |
AZEVÊDO, Maria da Conceição |
format |
Artigo |
author |
COSTA, Bianca Lima |
author2 |
OLIVEIRA, Vagner Teixeira de |
author2Str |
OLIVEIRA, Vagner Teixeira de |
title |
Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental |
title_short |
Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental |
title_full |
Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental |
title_fullStr |
Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental |
title_sort |
leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6839 |
_version_ |
1796836751504834560 |
score |
11.755432 |