/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, como ferramenta para combater a evasão escolar na EJA. Busca-se analisar empiricamente de que maneira a dimensão afetiva contribui positivamente para a permanência dos...
Autor principal: | SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6844 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6844 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68442024-02-21T03:07:08Z Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos SOUSA, Paulo Santiago de http://lattes.cnpq.br/1577428069017007 AZEVÊDO, Maria da Conceição http://lattes.cnpq.br/9715229565151370 https://orcid.org/0000-0003-4113-1085 https://orcid.org/0000-0002-3648-5578 Educação de Jovens e Adultos Afetividade Estágio Supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, como ferramenta para combater a evasão escolar na EJA. Busca-se analisar empiricamente de que maneira a dimensão afetiva contribui positivamente para a permanência dos estudantes nessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo em que se explora a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas contribuições de Freire (1996), Rego (1995), Oliveira (2006) e Arroyo (2005) para dar embasamento teórico a este estudo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do município de Capanema-PA durante o estágio supervisionado. Os resultados mostram a importância da afetividade no contexto educacional, revelando que ela desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, assim como, revelam que as relações afetivas entre alunos e professores têm um impacto significativo no desempenho escolar dos estudantes. 2024-02-20T20:23:53Z 2024-02-20T20:23:53Z 2023-11-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos. Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Orientador: Paulo Santiago de Sousa, Coorientadora: Maria da Conceição Azevêdo. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6844. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6844 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Afetividade Estágio Supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos Afetividade Estágio Supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
topic_facet |
Educação de Jovens e Adultos Afetividade Estágio Supervisionado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, como ferramenta para combater a evasão escolar na EJA. Busca-se analisar empiricamente de que maneira a dimensão afetiva contribui positivamente para a permanência dos estudantes nessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo em que se explora a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas contribuições de Freire (1996), Rego (1995), Oliveira (2006) e Arroyo (2005) para dar embasamento teórico a este estudo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do município de Capanema-PA durante o estágio supervisionado. Os resultados mostram a importância da afetividade no contexto educacional, revelando que ela desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, assim como, revelam que as relações afetivas entre alunos e professores têm um impacto significativo no desempenho escolar dos estudantes. |
author_additional |
SOUSA, Paulo Santiago de |
author_additionalStr |
SOUSA, Paulo Santiago de |
format |
Artigo |
author |
SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos |
title |
Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_short |
Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full |
Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_fullStr |
Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full_unstemmed |
Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_sort |
dimensão afetiva no ensino de língua portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da educação de jovens e adultos (eja) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6844 |
_version_ |
1796836752290217984 |
score |
11.753896 |